voltar

Notícias

Motor

De olho no combustível: confira oito bons hábitos para 2023 e abasteça com mais segurança

Publicado em 06/01/2023 por Alessandra de Paula

Para este ano que se inicia, assim como adotar bons hábitos de vida, incluindo alimentação saudável, prática de exercícios físicos, lazer com a família…, ter atenção ao combustível que colocamos em nosso veículo deve ser também uma meta a ser pensada com carinho.

Da mesma forma que o alimento que ingerimos impacta em nossa qualidade de vida, o combustível que escolhemos vai ter um efeito direto na saúde do motor e do seu bolso. Afinal, ninguém deseja gastar desnecessariamente com oficina para sanar os prejuízos causados por um combustível de má qualidade. E lembre-se: ter controle financeiro também é muito importante para uma vida equilibrada.

Sendo assim, confira algumas mudanças de hábitos importantes para começar 2023 com o pé direito e sem dor de cabeça na hora de encher o tanque:

1 – Não abra mão da nota fiscal

A nota fiscal é sua garantia caso haja algum problema no seu carro após o abastecimento. Afinal, como vai provar que colocou gasolina ou etanol em determinado posto se não tiver o comprovante?

Se não exigir a nota fiscal, você também pode estar contribuindo com a sonegação de tributos. Vale lembrar que o mercado de combustíveis é o que mais arrecada impostos, e o que mais sofre com a ação dos devedores contumazes, aqueles maus empresários que fazem do não pagamento de tributos uma estratégia de negócio. Essa ação criminosa retira recursos de áreas essenciais como Saúde, Educação, Segurança… Ou seja, quem paga essa conta é você!

Veja também: Confira outros motivos pelos quais é importante pedir a nota fiscal.

2 – Desconfie de preços muito baixos

Há um ditado popular que diz: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Fique atento aos postos que oferecem gasolina ou etanol a preços muito abaixo do mercado, pois você pode estar sendo vítima de fraudes de quantidade (a bomba mostra uma quantidade no visor, mas entrega menos para o consumidor), ou qualidade (combustível misturado com outras substâncias químicas, como solventes). A mistura de metanol no combustível é um crime grave, que prejudica não só o motor, mas também a saúde do condutor, pois o metanol é extremamente tóxico e pode causar cegueira e até a morte.

Outra prática criminosa envolve o Arla 32 (agente redutor líquido automotivo), usado para garantir maior eficiência e, ao mesmo tempo, menor poluição ambiental nos motores a diesel. Quando o aditivo não é utilizado, o NO2 e NOx [óxidos de nitrogênio], que vão para a atmosfera, condensam nas nuvens e provocam uma chuva extremamente tóxica.

3 – Saiba que o teste de qualidade é um direito seu

Você sabia que pode exigir o teste de qualidade de combustível caso desconfie de alguma irregularidade? No caso da gasolina, o teste da proveta permite saber se esse combustível tem, realmente, os 27% de etanol obrigatórios por lei. O ICL publicou seis testes que o consumidor pode exigir ao abastecer!

4 – Desconfiou da qualidade do combustível? Denuncie

Feito o teste no posto, se realmente for constatada a irregularidade, é importante denunciar às autoridades. O Instituto Combustível Legal possui a seção Denuncie, que facilita encontrar na sua região o órgão competente para a denúncia que deseja realizar.

É possível denunciar também por meio da Agência Nacional do Petróleo (0800-970-0267), ou do Procon ou Inmetro de sua região.

5 – Fuja dos postos piratas

Empresários de má fé usam uma prática perversa para enganar o consumidor ao imitar a comunicação visual de empresas conhecidas e respeitadas no mercado.

É importante destacar que companhias como Ipiranga, Raízen e Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), por exemplo, realizam um monitoramento rigoroso dos produtos para cumprir as especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sendo assim, não compre gato por lebre.

6 – Fique atento ao fornecedor de combustível

De onde vem a gasolina ou etanol que abastece seu veículo? No caso dos postos de bandeira branca, que não possuem uma distribuidora exclusiva, por exemplo, o estabelecimento deve informar em cada bomba qual empresa forneceu o produto. Além disso, o número do CNPJ, razão social e endereço do posto também devem estar visíveis ao consumidor.

Confira: Postos piratas imitam marcas conhecidas para vender combustível de origem duvidosa

7 – Preste atenção quando estiver abastecendo o veículo

Antes de tudo, verifique se o marcador da bomba está zerado antes de começar a encher o tanque.

No caso do etanol, se o consumidor quiser checar a sua qualidade, é preciso prestar atenção a um equipamento que fica acoplado à bomba. É o chamado densímetro, um aparato que fica flutuando dentro de uma ampulheta.

Preste atenção se durante o abastecimento, o equipamento se mexe, sinal de que o combustível está passando por ele na hora do abastecimento. Se a coluna vermelha do densímetro estiver acima do nível do líquido, o etanol tem problemas.

8 – Abasteça em postos de confiança

Por último, um dos hábitos mais importantes que deve ser colocado em prática no próximo ano: procure sempre abastecer em estabelecimentos que você conhece e confia. Vale lembrar que os postos bandeirados, ou seja, com marca, realizam diversos testes de qualidade, garantindo que os veículos rodem em segurança. Se precisar encher o tanque em posto que não conhece, fique atento a qualquer sinal de irregularidade e denuncie.

Siga as dicas do Instituto Combustível Legal e dirija tranquilo!

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.