Ao Fantástico, Emerson Kapaz, presidente do ICL, aponta como criminosos utilizam estrutura do setor de combustíveis para praticar crimes milionários
Publicado em 23/07/2024 por Alessandra de PaulaReportagem do Fantástico, da Rede Globo, revelou detalhes de um intrincado esquema milionário envolvendo sonegação de tributos e adulteração de combustíveis em vários estados.
A matéria mostra a participação de empresário que, sozinho, chegou a desembolsar R$ 52 milhões comprando empresas de combustíveis. Uma das multas da empresa autuada pela Secretaria de Fazenda de São Paulo ultrapassou R$ 2 bilhões.
Em entrevista exclusiva ao programa, Emerson Kapaz, presidente do ICL, apontou como os crimes no setor de combustíveis provocam consequências nefastas, afetando toda a sociedade:
“Do poço ao posto, o crime organizado tem transportadoras, estrutura financeira, tem postos de gasolina, e em alguns casos formuladoras… e usam essa estrutura em todo o segmento. A sonegação dá uma margem muito grande à competição desleal, fraudes operacionais e adulteração. O consumidor não consegue saber se está comprando o combustível correto e os concorrentes que pagam seus tributos não conseguem competir”, frisou.
Veja a reportagem completa:
Leia também: