Forças-tarefa permanentes lideradas por órgão do executivo para fiscalização do setor
Iniciativas

Forças-tarefa permanentes lideradas por órgão do executivo para fiscalização do setor

O Instituto Combustível Legal defende que o combate à adulteração, sonegação e fraudes volumétricas nas bombas de combustíveis seja feito por meio de forças-tarefas permanentes.

Esse trabalho deve ser liderado pelo órgão executivo das unidades da Federação, pois são observados problemas diferentes de região para região, estados por estado.

Forças-tarefas que não sejam permanentes e que não contem com o apoio de nomes como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério Público, Secretaria de Fazenda (Sefaz), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), e polícia não têm efeito duradouro e levam ao descrédito.

Com a fiscalização individualizada, é observado apenas um aspecto do crime. Já com a força-tarefa, é possível ampliar a visão e identificar diversos aspectos ilegais, contribuindo para que diferentes tipos de crime sejam solucionados.

“São observados problemas diferentes de região para região, estados por estado

Mais forças-tarefa para combater crimes no setor

O trabalho conjunto das instituições é fundamental para que haja uma fiscalização mais assertiva e esses crimes sejam combatidos. A realização de forças-tarefa contribui, e muito, para enquadrar os bandidos que prejudicam a concorrência leal e lesam os consumidores, com combustíveis adulterados ou sonegando impostos que iriam para áreas essenciais como saúde e educação. Veja no vídeo nossos colunistas explicando a importância das forças-tarefa.