voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular Legislação

Da defesa por mudanças nas leis ao treinamento de equipes de fiscalização, conheça as ações do ICL para combate às práticas ilícitas no setor

Publicado em 14/10/2022 por Alessandra de Paula

O ICL completa, em 2022, dois anos atuando como instituto e, por meio de diferentes atividades desenvolvidas em todo o Brasil, vem cumprindo a missão de construir um ambiente ético e leal em um dos setores mais importantes do país.

As ações do instituto estão calcadas na defesa de quatro bandeiras: assertividade nas fiscalizações; revisão da legislação com penas mais rígidas; caracterização do devedor contumaz; e simplificação tributária. Nesse período, o ICL seguiu firme no propósito de combater as irregularidades no mercado de combustíveis, atuando de diversas formas:

Treinamentos, workshops e encontros

Os workshops realizados pelo ICL em diferentes regiões do Brasil têm por objetivo levar conhecimento sobre o setor para autoridades e agentes operacionais.

Do Norte ao Sul do país, o instituto compartilha o know how adquirido acompanhando de perto os problemas mais frequentes no mercado, como fraudes, sonegação de tributos, lavagem de dinheiro, liminares para burlar a lei, falsificação de notas fiscais, empresas de fachada, roubos de cargas…

A ideia é pensar, junto às autoridades locais, em soluções para sanar as irregularidades, tendo em vista as características de cada região. Outro exemplo nesse campo de atuação é a criação do Programa Armazenamento, Transporte & Abastecimento de Combustíveis, que busca, por meio da troca de experiências, maior interação entre as esferas públicas e privadas para combate aos ilícitos no setor. Duas edições do programa já foram realizadas: uma no Rio de Janeiro e outra em Manaus.

Apoio logístico

O      ICL      contribui com apoio logístico por ocasião da apreensão de produtos irregulares em forças-tarefa. Um exemplo disso ocorreu quando a Secretaria de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) apreendeu      um milhão de litros de etanol e gasolina, doados para a Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro.  O      instituto cumpriu um papel importante nessa iniciativa, ao se responsabilizar pelo armazenamento do produto apreendido, sendo acautelado nas bases das companhias associadas, e posteriormente entregue      para doação.

Suporte ferramental

O Instituto Combustível Legal fornece também suporte ferramental e apoio aos órgãos competentes para testes de qualidade, quantidade e de equipamentos usados em perícias e segurança pública.

O ICL patrocinou, por exemplo, a criação do Laboratório Antifraude Eletrônica do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

https://institutocombustivellegal.org.br/patrocinado-pelo-combustivel-legal-laboratorio-antifraude-eletronica-do-ibametro-e-inaugurado-simbolicamente/

Melhoria do ambiente concorrencial

O ICL colabora ainda em estudos e pareceres com o objetivo de promover a concorrência leal. O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Edson Vismona, destacou, inclusive, o papel do ICL na defesa do mercado honesto.

“O ICL cumpre um papel fundamental de articular estratégias na defesa da legalidade para um setor essencial para o nosso desenvolvimento. O conhecimento do mercado é absolutamente necessário para a defesa de medidas nos diversos níveis de governo, coibindo fraudes, e representa um compromisso não só com a competitividade leal, mas também com os interesses do fisco e do consumidor, que são lesados permanentemente. O interesse da sociedade está sendo defendido pelo ICL, e o ETCO participa em total apoio a esse esforço”, destacou, em entrevista ao site do ICL.

Saiba mais: Presidente do ETCO destaca o papel do Instituto Combustível Legal na defesa do mercado honesto

Os números revelam de fato o tamanho dos problemas no mercado de combustíveis. Estudo divulgado em 2021 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a sonegação de tributos no setor alcançou a impressionante marca de R$ 14 bilhões ao ano.

“O maior risco para o Brasil, nesse sentido, é que a falta de um combate mais efetivo nesse momento venha a agravar os problemas e seus efeitos sobre a sociedade”, afirmou Marcio Lago Couto, pesquisador da FGV, em entrevista ao site do ICL.

Saiba mais: Estudo da FGV revela sonegação de R$14 bilhões ao ano no setor de combustíveis. Pesquisador destaca método utilizado e alerta para combate ao devedor contumaz

Aprimoramento e revisão de legislações

O ICL colabora para o aprimoramento e revisão de legislações que contribuam para o combate às irregularidades no setor.  Uma das bandeiras do instituto, inclusive, é a aprovação do PLS 284/17, que caracteriza a figura do devedor contumaz, aquele que faz do não pagamento de tributos uma estratégia de negócios.

Saiba mais: Há quase cinco anos sem aprovação, PLS 284 pode evitar sonegações bilionárias no setor de combustíveis. Entenda!

O ICL segue cumprindo sua missão de trabalhar por um mercado mais justo para os consumidores e pela concorrência leal entre as empresas.

Assista ao vídeo sobre os dois anos do ICL:

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.