voltar

Notícias

Ações Eventos

Promovido pelo ICL, Programa ATAC reúne, em Manaus, representantes de órgãos de enfrentamento aos crimes no setor de combustíveis

Publicado em 29/03/2022 por Redação

Com a temática “Segurança do Transporte de Combustíveis por via Fluvial”,  a segunda edição do Programa ATAC (Armazenamento, Transporte & Abastecimento de Combustíveis) teve sua cerimônia de abertura na noite desta segunda-feira (28). É a primeira vez que o evento, iniciativa do Instituto Combustível Legal (ICL), é realizado na Região Norte.

Na abertura, Guilherme Theophilo, CEO do ICL, destacou a importância de unir forças e de criar estratégias conjuntas para atuar na Região Amazônica, especialmente por ser um território estratégico para o Brasil. “Pela vivência que tenho aqui nessa região, sei das dificuldades logísticas pelo [fato de o] rio ser a principal ‘estrada’ dessa localidade. Esse é primeiro de outros eventos que pretendemos realizar na Região Norte, pois essa é uma região muito importante para todo o país”, enfatizou.

Nós temos um grande problema de piratas nos rios da Amazônia, que são, principalmente, um grande risco ao meio ambiente. Em caso de algum derrame de combustível, vai ser um prejuízo quase irreversível

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-M), Ralph Assayag, destacou o trabalho de mais de dois anos que o ICL vem realizando no Amazonas, com a proposta de conhecer a realidade e as necessidades atuais da região. “Nós temos um grande problema de piratas nos rios da Amazônia, que são, principalmente, um grande risco ao meio ambiente. Em caso de algum derrame de combustível, vai ser um prejuízo quase irreversível. Esse evento é muito importante, pois estamos trabalhando em cima da prevenção de problemas, buscando soluções em conjunto que mexem com toda a cadeia da sociedade que precisa do setor de combustíveis”, destacou.

O coronel Almir Cavalcante, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ressalta ser essencial a união de forças em todas as esferas da sociedade para o combate aos crimes de combustível na Região Amazônica. “Esse evento veio para reforçar essa proposta, que é reunir todos os setores da sociedade para, juntos, criarmos soluções nas questões da segurança e transporte de combustível no Amazonas, que, devido à sua extensão, têm muitos desafios”, disse.

No dia 29 de março, a programação do ATAC contou com palestras de representantes dos seguintes órgãos: Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), 9° Distrito Naval, Polícia Federal no AM, Procuradoria Geral de Justiça, Comando Militar da Amazônia (CMA), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Prêmio ATAC Região Amazônica

Com o objetivo de valorizar as boas práticas de combate ao mercado irregular, o evento contará com o Prêmio ATAC Região Amazônica, que reconhecerá agentes, unidades e instituições que se destacaram em suas missões de enfrentamento aos delitos cometidos no setor de combustíveis.

Confira a série especial que aborda os principais desafios a serem enfrentados na distribuição de combustíveis na Amazônia:

Confira uma prévia de como foi o evento:

 

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.