voltar

Notícias

Destaques Motor

Partiu, férias! Confira dicas úteis do ICL para viajar com mais segurança e tranquilidade

Publicado em 30/12/2023 por Alessandra de Paula

Com as férias chegando, muitos brasileiros se preparam para pegar a estrada, seja para visitar familiares, ou simplesmente desfrutar de um merecido descanso. Contudo, em tempos de contenção de gastos, viajar com segurança e economia se torna uma prioridade. Pensando em tornar sua viagem ainda melhor, o Instituto Combustível Legal (ICL) preparou algumas dicas importantes para que você chegue tranquilo e livre de imprevistos ao seu destino. Vamos a elas:

Bebeu? Não dirija!

Em primeiro lugar, lembre-se sempre de que bebida alcoólica e direção não combinam! Preserve sua vida e daqueles que você ama.

Planeje antecipadamente sua rota

No passado, os motoristas precisavam conhecer os caminhos, ou dependiam de mapas em papel, mas hoje, a tecnologia facilita a nossa vida! Aplicativos de trânsito, como o Waze e o Google Maps, são ferramentas essenciais, proporcionando rotas otimizadas que podem economizar tempo e combustível.

Utilize postos de marcas de confiança

Durante sua viagem, seja na estrada, ou em uma nova cidade que vá visitar, procure sempre abastecer em postos de marcas que você conhece e confia. Desconfie de preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro e atrapalhar seu itinerário.

Calibragem dos pneus

A calibragem correta dos pneus é crucial para a economia de combustível. Consulte sempre o manual do veículo, ou as instruções localizadas na parte interna da porta, ou na tampa do tanque de combustível.

Atenção à carga e peso do veículo

Levar excesso de bagagem, ou itens desnecessários, pode não só aumentar o consumo de combustível, mas também comprometer a segurança. Confira como pequenas atitudes podem ajudar na economia de combustível.

De olho na manutenção do veículo

Alinhamento, balanceamento e manutenção preventiva são fundamentais. O manual do veículo, geralmente, indica a frequência ideal para tais procedimentos. Um filtro de ar limpo, por exemplo, pode reduzir o consumo de combustível.

Utilize técnicas de direção segura

A forma de dirigir também impacta no consumo de combustível. Acelerações graduais, trocas de marcha no momento certo e evitar frenagens bruscas ajudam a economizar combustível e a preservar o veículo.

Assista: Dicas para dirigir de forma segura e ainda economizar no combustível

https://youtu.be/Z1jD8zthvKI

Manutenção do ar-condicionado em dia

Com o calor intenso do verão, a manutenção do ar-condicionado é essencial. Verificar e limpar o filtro, além de checar o nível do gás refrigerante, assegura que o sistema funcione eficientemente, impactando menos no consumo de combustível. Saiba mais!

De olho no óleo

O óleo lubrificante cumpre um papel muito importante no desempenho do motor. É ele que garante a lubrificação adequada entre as peças, promovendo a troca correta de calor entre os componentes internos. Confira no manual do proprietário qual o lubrificante mais adequado para seu carro e os períodos de troca. Além do seu bolso, o uso de combustível batizado afeta também o lubrificante do motor. Entenda por quê!

Cheque a planilha de abastecimento do ICL, ferramenta útil para motoristas

O ICL criou uma planilha de abastecimento que pode ser muito útil para controlar o consumo de combustível do seu carro.

Baixe aqui sua planilha!

A planilha contém os seguintes campos para preenchimento: nome do posto, data do abastecimento, quilometragem (inicial e final), tipo de combustível, condições de tráfego, preço do litro e quantidade abastecida. Você poderá acompanhar, entre outras informações, a quantidade total de litros abastecidos por determinado período e, também, o valor médio por litro.

Um planejamento cuidadoso e a manutenção adequada do veículo são essenciais para uma viagem segura e econômica. Estas dicas não apenas garantem uma jornada tranquila, mas também contribuem para a preservação do seu veículo e para a segurança de todos na estrada.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.