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Além do seu bolso, uso de combustível batizado afeta também o lubrificante do motor. Entenda por quê!

Publicado em 04/08/2023 por Marcellus Leitão

Você que gosta de andar de carro, mas abastece em postos não confiáveis, colocando qualquer combustível, e sai por aí acelerando, saiba que já tem um baita problemão pela frente. O uso de combustível batizado no seu sistema de alimentação é somente o início de uma grande dor de cabeça, incluindo, acredite, até mesmo o lubrificante do motor.  

Isso mesmo que o nobre leitor acaba de ler: combustível batizado pode contaminar o óleo do seu carro.  

Eu explico: o funcionamento dos motores é algo totalmente interligado. O sistema elétrico, por exemplo, é responsável pela boa ignição e a queima adequada do combustível. Outros vários detalhes também influenciam e é muito importante considerar toda essa interação.  

Dito isso, o uso de combustível adulterado, que recebe aditivos ilegais e proibidos para aumentar o lucro de empresários inescrupulosos, vide os recentes casos envolvendo a adição criminosa de até 80% de metanol na gasolina, desequilibra todo esse sistema. Só um detalhe importante aqui: o contato com metanol é muito perigoso, podendo causar cegueira e, em alguns casos, até mesmo a morte. Fique atento e em caso de suspeita, denuncie.   

Pois bem, é preciso ter em mente que o combustível batizado pode conter água, etanol e inclusive solvente de borracha. Os substratos das reações químicas da queima desse combustível de péssima qualidade reagem e afetam os aditivos do óleo do motor, reduzindo, assim, sua capacidade lubrificante. E é aí que mora o perigo, pois os aditivos que fazem parte da formulação original dos lubrificantes são de extrema importância para o bom funcionamento da máquina, preservando peças e componentes essenciais. 

A partir daí, o motor começa a funcionar mal e a ter muito desgaste, podendo, até mesmo, quebrar. Coloque nessa conta também a formação de borra e a carbonização em partes sensíveis, como cabeçotes, eixo de comando e válvulas. Os bicos de injeção também podem entupir, e esse conjunto, que deve estar trabalhando em plena harmonia, acaba desafinando. 

Então, fica aqui a boa e velha dica: ao abastecer, não se balize apenas pelo valor do combustível, pois preço baixo pode ser uma grande cilada. Para se ter uma ideia, o custo da manutenção de um veículo vítima de combustível ruim é muito maior do que a economia que você faria ao abastecer seguindo o preço como parâmetro.  

Pense sempre nisso: o barato pode sair muito caro! 

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuado em importantes veículos de imprensa. 

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