voltar

Notícias

Destaques Motor

Saiba o que é preciso observar no posto de combustível ao abastecer e evite golpes

Publicado em 19/05/2023 por Andre Lunes

Recentemente, publicamos aqui no site do Instituto Combustível Legal sobre a importância de descer do veículo durante o abastecimento. Para completar o assunto, vamos abordar outros aspectos que também devem ser levados em consideração na hora de abastecer e que podem ajudar a proteger o consumidor de ser vítima de fraude.

Para início de conversa, é importante destacar que os postos de combustíveis devem seguir as regras da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela é responsável pela regulação, fiscalização e controle do mercado de combustíveis no Brasil. Sendo assim, em caso de suspeita de fraude, entre em contato com a ANP pelo telefone 0800 970 0267, ou acesse o site.

Você também pode utilizar a seção Denuncie aqui do site do ICL, que ajuda a encontrar o órgão certo para o tipo de problema encontrado no posto.

Três regras de ouro para não cair em cilada ao abastecer

A regra número um é a seguinte: ao abastecer, procure sempre postos de confiança. Nesse sentido, busque pelas marcas tradicionalmente conhecidas do mercado. Observe também alguns pontos mais subjetivos, mas não menos importantes, como a limpeza do estabelecimento, se está bem iluminado e se contém todas as informações, principalmente de preço e origem do combustível. No caso dos postos independentes, conhecidos como bandeira branca, pelo fato de poderem comercializar combustíveis de diferentes fornecedores, é sempre importante verificar a origem do produto, que deve estar contida na bomba.

Regra número dois: peça sempre a nota fiscal. Após o abastecimento, solicite e guarde o comprovante de abastecimento, que deve conter informações como a quantidade de combustível abastecida, o valor pago e a data. Esse comprovante pode ser útil caso surja algum problema posteriormente e você precise fazer uma denúncia.

Regra número 3: não se iluda com preços bem abaixo do mercado. Se um posto pratica um valor bem discrepante em relação à concorrência, fique atento, pois o barato pode sair bem caro. Tenha em mente que esses estabelecimentos podem estar comercializando produtos adulterados, ou de fornecedores ilegais, que sonegam, ou vendem carga roubada.

O que observar na bomba de combustível

Existem outros quesitos essenciais a serem observados ao abastecer, principalmente no que se referem às bombas de combustível, para garantir um abastecimento seguro. Vamos a eles:

  • Observe se a bomba está claramente identificada com o tipo de combustível que está sendo fornecido, como gasolina comum, gasolina aditivada, diesel, etanol, entre outros.
  • Confirme se o preço do combustível por litro está claramente exibido na bomba e se corresponde ao valor anunciado pelo posto.
  • Verifique o fornecedor do combustível para averiguar sua qualidade e procedência.
  • Veja o estado geral da bomba, que pode ser o primeiro sinal de alerta para possíveis irregularidades.
  • Cheque a integridade dos selos e lacres, que devem estar intactos. No Brasil, o Inmetro é o órgão responsável pela verificação metrológica das bombas de combustível. Após serem aprovadas em testes de conformidade, as bombas recebem um selo de verificação, indicando que estão em conformidade com as normas estabelecidas. Além do selo de verificação, as bombas de combustível também podem ter um selo de integridade do Inmetro, que é colocado após a verificação inicial e indica que a bomba não foi violada, ou adulterada, desde a última análise.
  • Lacre de inviolabilidade: As bombas de combustível devem estar equipadas com lacres de inviolabilidade em pontos estratégicos, como nas conexões das mangueiras, no dispositivo de medição e nos bocais de abastecimento. Esses lacres são colocados para evitar a manipulação indevida da bomba e garantir que as medições sejam precisas.

Abasteceu? Baixe a planilha do ICL e observe seu veículo

Alguns tipos de adulteração e fraudes são mais difíceis de serem detectados, como a bomba fraudada, por exemplo, que é quando o consumidor recebe uma quantidade menor de combustível pela qual pagou. Nesses casos, acompanhar o consumo do veículo é uma forma de identificar esse tipo de golpe.

Pensando nisso, o ICL criou uma planilha dinâmica que calcula automaticamente o consumo, permitindo fazer comparativos entre os abastecimentos, com o controle dos valores de abastecimento, litros abastecidos e, também, do preço médio por litro (baixe aqui a planilha). Se você costuma sempre abastecer nos mesmos postos, saberá, com o uso da planilha do ICL, o consumo médio do seu veículo. Qualquer variação de consumo fora o habitual, é algo que deve se analisar bem. Fique sempre atento!

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.