voltar

Notícias

Destaques Motor

Vai abastecer? Confira por que é importante descer do veículo

Publicado em 12/05/2023 por Marcellus Leitão

Vamos falar sobre um assunto que, apesar de relevante, muitas pessoas não dão a devida atenção: a importância de descer do veículo durante o abastecimento. Vamos lá, a parada no posto para encher o tanque é aquela oportunidade que vai bem além da providencial esticada nas pernas, ou da alongada nas costas. Serve, também, para dar uma checada geral no abastecimento e, principalmente, se o frentista está colocando o combustível correto. Não subestime, pois sempre pode haver engano nesse momento!

Isso aconteceu comigo! Certa vez, o frentista me perguntou: “é S10, doutor?” Falei que sim, pois estava em uma pick-up S10 flex. Ele me mandou para a bomba de diesel S10, um problema de nomenclatura que seria um desastre para o motor caso eu não tivesse descido para evitar esse erro grave. Se você não teve a mesma sorte que a minha, e abasteceu com combustível errado, confira o que fazer e busque seus direitos.

Aproveite para ver se o posto é de confiança

Não tem jeito! Na correria, ficamos sempre mais desatentos. E no abastecimento é a mesma coisa. Ao entrar em um posto que você entende ser de uma marca de sua confiança, preste bem atenção para não estar comprando gato por lebre. Eu explico melhor: os postos piratas são aqueles estabelecimentos que imitam a comunicação visual de marcas conhecidas do mercado para, justamente, enganar o consumidor. Nesse caso, descer do veículo ajuda a analisar alguns pontos importantes, como o uniforme e treinamento dos funcionários, a estrutura do posto, incluindo, até mesmo, se tem há loja de conveniência própria da marca.

Outro ponto importante: na bomba de combustível, é obrigatório informar a origem do combustível. Assim, saberá se aquele posto realmente faz parte da rede da qual confia. Agora, caso tenha sido vítima de um posto pirata, acesse a seção Denuncie aqui do site do ICL e saiba quais órgãos é possível recorrer para denunciar.

Ao abastecer com GNV, é obrigatório deixar o veículo

No caso do GNV, você tem uma situação não só aconselhável, como também obrigatória para que todos os ocupantes saiam do veículo. E lembre-se: entre os motivos que podem levar a um acidente no abastecimento de GNV estão a conversão feita em oficinas não capacitadas e o uso de cilindros impróprios. Nesse caso, se o assunto é a segurança veicular, fuja de oficinas não credenciadas, ou que usam cilindros inadequados para baixar o custo da instalação. Se o seu carro é a gás, veja como abastecer com segurança e evitar acidentes.

Vai de moto? Desça durante o abastecimento

Muitos motociclistas não gostam quando a equipe do posto pede para que eles desçam da moto ao abastecer, mas esse cuidado é com a própria segurança do condutor e de todas as pessoas que estão ao seu redor. É preciso lembrar que a estrutura da motocicleta contempla o tanque de combustível acima do motor, fazendo com que qualquer vazamento possa gerar um incêndio. Outro ponto a se atentar é o fato de que a posição do condutor o deixa em proximidade com o perigo. Ou seja, se durante o abastecimento ocorrer algum vazamento, o combustível pode atingir o próprio motociclista.

A eletrostática também é um fator de risco: um chaveiro, ou até mesmo uma parte metálica da jaqueta do motociclista, pode ter energia armazenada o suficiente para gerar uma faísca. Aí, já viu! Juntou faísca aos vapores do combustível e todos nós sabemos o resultado. Para piorar, se o condutor não descer da moto, ela não ficará apoiada no descanso, o que, em caso de acidente, pode derrubá-la durante o abastecimento, aumentando ainda mais o perigo. Dessa forma, amigos motociclistas, desçam de suas motos ao abastecerem que todos sairão felizes e mais seguros.

Guarde o celular no bolso

Dentro do carro, estudos comprovam que o uso do celular não oferece risco. Contudo, utilizá-lo do lado de fora, perto do abastecimento, ainda é um risco, e não pode ocorrer. A explicação é a seguinte: a queda do aparelho na pista de abastecimento pode gerar uma fagulha que, ao entrar em contato com o vapor de combustível, pode gerar uma chama e colocar todos em risco. Nesse caso, ao sair do carro, carregue seu telefone no bolso, ou deixe-o dentro do veículo.

Aproveite para dar uma checada geral no veículo e no abastecimento

Não deixe de conferir se aquele pano que vai na boca do tanque não é uma estopa de fiapos, pois se um fio se soltar, pode provocar problemas sérios na bomba de combustível, item que não é nada barato para consertar. Bomba de combustível: o que fazer para evitar defeitos nesse componente vital.

Outro motivo para descer do carro, aliás, é checar se o valor do combustível anunciado no posto é o mesmo praticado na bomba e, claro, se ela está zerada ao se iniciar o abastecimento. Aproveite a oportunidade para dar uma olhada visual na calibragem dos pneus, que deve ser feita semanalmente, de preferência de manhã cedo. Se houver perda de pressão severa, você perceberá.

Se optar por abrir o capô, veja se está tudo certo com o volume do fluido de freios e dê uma conferência visual também nas mangueiras, no nível do fluido de arrefecimento do motor e no reservatório de água. Checar o lubrificante do motor também é essencial, e aqui vai um conselho: evite completar óleo se ele estiver baixo, só em casos de urgência. Opte sempre pela troca. Outro detalhe: com o motor quente, a leitura do nível é falsa.

Aproveite, ainda, para ver o estado das palhetas do limpador de parabrisa. Em épocas de chuva, é muito importante que as palhetas estejam em condições, sem ressecamento. Elas elevam a sua segurança.

Nesse momento, verifique também se o carro tá precisando de uma lavada. Ela é parte da conservação do seu possante. Mas lembre-se de lavar o veículo com a pintura fria, nunca exposta ao sol.

Muito além de uma rotina, sua visita ao posto pode ser uma experiência que trará resultados na atenção com seu carro.

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuado em importantes veículos de imprensa.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!