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Carros com kit GNV: confira como abastecer com segurança e evitar acidentes!

Publicado em 31/03/2023 por Jean Souza

Notícias sobre acidentes envolvendo carros movidos a gás natural veicular (GNV) assustaram muita gente em 2022. Três casos graves ocorreram no Rio de Janeiro, com explosões e duas mortes.

Logo após esses acidentes, ocorridos durante o abastecimento, várias entidades decidiram criar uma agenda de conscientização para uso seguro do combustível e combater o elevado índice de clandestinidade no processo de instalação dos sistemas no Brasil. A preocupação ficou especialmente concentrada no Rio de Janeiro, estado com maior frota de veículos convertidos para o combustível.

“Segundo o Detran-RJ, são mais de 1,6 milhão de carros a GNV. Desse total, cerca de 20% não fizeram o licenciamento anual de 2022, de acordo com o órgão”, informou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Em entrevista ao jornal Extra, Raphael Chade, presidente da Associação dos Organismos de Inspeção Veicular (Assinsp), afirmou que 60% da frota irregular [do país] circula no Rio. “Se a fiscalização não for intensificada, infelizmente, teremos mais casos como esses”, criticou.

GNV é seguro?

Cuidar das instalações do carro e tomar cuidado na hora de abastecer são medidas que motoristas devem ter no dia a dia para evitar acidentes. Entretanto, os casos noticiados não devem ser motivo para pânico. O importante é seguir corretamente as instruções de segurança, ficar de olho nos prazos de manutenção do cilindro e escolher oficinas confiáveis e credenciadas.

“E as temidas explosões? São extremamente raras e, geralmente, acontecem em kits instalados por empresas não autorizadas ou quando a manutenção não é feita”, explica a distribuidora ALE.

Entre os motivos que podem levar a um acidente estão a conversão feita em oficinas não capacitadas e o uso de cilindros impróprios, afirma o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa).  Segundo a organização, o uso de cilindros inadequados é uma estratégia de oficinas irregulares para baixar o custo da instalação.

Dicas para o abastecimento de GNV com segurança

Veja essas informações importantes para um abastecimento seguro com GNV. Elas seguem instruções divulgadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP):

  • Saia do carro na hora de abastecer;
  • Desligue o motor, luzes e aparelho de som;
  • Mantenha distância do veículo;
  • Outros carros devem manter distância daqueles que estão abastecendo;
  • O frentista deve encaixar no carro o cabo de aterramento; esse procedimento é importante para descarregar no solo a energia estática do veículo, garantir equilíbrio entre as correntes elétricas e evitar a geração de faíscas e choques;
  • Se o cilindro estiver colocado no interior do veículo, por exemplo, no porta-malas, obrigatoriamente a tampa do porta-malas deverá ser aberta;
  • Sempre que possível, o frentista deve observar se o cilindro está com todos os testes em dia; e
  • O perigo do GNV não é de incêndio, mas sim de explosão, por ser um gás altamente comprimido. Veja este comparativo: um pneu de carro de passeio pega 35 libras de pressão, já um cilindro de GNV pode pegar até 1.200 libras.

Quem é o responsável pela fiscalização?

A ANP fiscaliza as instalações do posto e, no caso do GNV, o limite de pressão máximo de abastecimento, que é de 220 bar. O Inmetro credencia as oficinas que fazem a instalação e manutenção do kit GNV, e dá dicas importantes de manutenção dos equipamentos. Confira:

O que o proprietário NÃO pode fazer ao ter o kit GNV instalado no veículo:

  • Deixar de realizar a inspeção de segurança veicular inicial nos organismos credenciados;
  • Deixar de receber/manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro;
  • Deixar de receber/manter o Atestado da Qualidade do Instalador Registrado e as notas fiscais (serviço/produto);
  • Abastecer os veículos em postos de revenda de GNV não autorizados pela ANP; e
  • Abastecer os veículos em postos de revenda com pressão de GNV acima do valor especificado pela ANP (220 bar).

O que é indicado como cuidados pós instalação:

  • Realizar as inspeções de segurança veicular periódicas nos órgãos credenciados e receber/manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro;
  • Realizar substituições de componentes e fazer manutenções preventivas e corretivas dos sistemas de GNV somente em instaladores registrados pelo Inmetro;
  • Observar possíveis vazamentos de gás (odor e/ou auditivo);
  • Manter o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro em dia;
  • Não utilizar a capacidade abaixo da mínima de reserva de combustível líquido recomendada pelos fabricantes dos veículos;
  • Realizar as manutenções preventivas e corretivas dos veículos; e
  • Realizar as requalificações periódicas dos cilindros para armazenamento de GNV.

ICL tem ferramenta exclusiva para denúncias

Anualmente, o Brasil registra diversos casos de fraudes nos postos, não apenas de qualidade ou quantidade, mas também tributárias e de propaganda enganosa. Se você sofreu algum tipo de prejuízo, denuncie esses crimes e faça parte da nossa rede em defesa do mercado legalizado.

Conheça a seção Denuncie, do Instituto Combustível Legal, uma ferramenta que ajuda a encontrar o órgão correto na sua região para que possa registrar a sua ocorrência e fazer valer os seus direitos. E não se esqueça: se for abastecer, procure postos de sua confiança!

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