voltar

Notícias

Destaques Motor

‘Velocidade de cruzeiro’: existe quilometragem ideal para economizar combustível?

Publicado em 07/07/2023 por Marcellus Leitão

A expressão do título remete a um termo náutico, e diz respeito à velocidade média que um barco deve alcançar para economizar combustível e, ao mesmo tempo, ter menos desgastes do motor. Na aviação, essa condição ideal é chamada de “voo de cruzeiro”. Mas e nos veículos terrestres, existe também uma velocidade recomendada para conciliar desempenho e melhor consumo de combustível? A resposta é sim e vamos falar sobre isso a seguir!

Afinal, qual a velocidade ideal?

Algumas pessoas podem acreditar que, chegando mais rápido em um lugar, estarão economizando no tanque, pois será menos tempo em que o carro estará consumindo combustível. Não é bem o caso. Além do consumo, a conta velocidade x tempo deve levar em consideração muitos fatores, além da segurança, é claro. Afinal, ao definir uma condução equilibrada e gentil, você acrescenta não só conforto a bordo, mas também maior controle da direção.

Apesar de alguns manuais trazerem o consumo médio na estrada e na cidade, não há referência exata a quais velocidades adotar em ambas as situações, até por que podem haver muitas variáveis, como condições da estrada, se há aclives, etc. Nesse caso, uma pesquisa na internet em fontes confiáveis pode lhe trazer informações valiosas de consumo sobre o modelo do seu veículo, com testes e até análise dos usuários de qual a velocidade ideal para um melhor desempenho.

Mas há um outro ponto importante nessa equação e que deve ser levado em consideração: a rotação do motor. Assim que estabilizada a velocidade, na faixa recomendada entre 80km/h e 90km/h para melhor consumo, a rotação ideal deve ficar entre 2.000 e 3.000 RPM (rotações por minuto), podendo, em alguns modelos, beirar os 4.000 RPM. É preciso ter em mente que existe uma relação entre rotação e consumo: quanto mais alto o giro do motor, mais combustível é queimado. Simples assim!

A questão dos 90km/h não é um número mágico, mas é aproximadamente ideal, uma vez em que a maioria dos carros vai estar na marcha mais longa, quinta ou sexta, em rotação baixa, demandando, assim, menos energia. Isso se traduz em menor consumo.

Entretanto, é necessário considerar que as velocidades médias, urbanas ou rodoviárias, estão condicionadas ao tráfego e a instrumentos de controle, como radares e pardais. Em muitos lugares, giram em torno dos 50 km/h, o que impõe, em vários motores, redução de marcha e retomada de velocidade, com demanda de energia, ou combustível. Nesse caso, as retomadas devem ser suaves e respeitando a faixa de torque do motor para a troca de marcha.

Da maneira como dirige à manutenção preventiva: dicas para melhorar o consumo

Apesar de os preços dos combustíveis estarem em queda, nunca é demais economizar. E para isso, existe uma série de procedimentos que podem ser adotados ao dirigir para o bolso sentir menos. Além disso, com a manutenção do carro em dia, você também gastará menos. E segue aqui uma recomendação importante: abasteça sempre em postos da sua confiança. De nada adianta seguir bons hábitos de direção e manutenção se você abastece com combustível de má qualidade. Agora, vamos às dicas:

  • Com o carro frio, comece ligando o motor sem acelerar. Aguarde 15 segundos para o óleo começar a lubrificar a máquina. Enquanto isso, coloque o cinto e, após, saia devagar.
  • Acelere com parcimônia, ou, melhor dizendo, “pise manso”. Nem demais, nem de menos, mas sempre utilizando as faixas de torque para trocar as marchas.
  • Ao ver o sinal fechado lá na frente, use a inércia e pare de acelerar. Essa atitude representa boa economia de combustível.
  • Lembre-se de que, na estrada, o carro com os vidros fechados gera menor arrasto aerodinâmico e consome menos energia. No calor, vai precisar ligar o ar-condicionado. Não se acanhe. O carro vai beber menos do que com os vidros abertos em velocidades mais altas.
  • Troque o óleo regularmente e alinhe a direção uma vez ao ano. A durabilidade dos pneus e sistema de direção aumentará.
  • Evite pesos desnecessários no carro.
  • Ao sair de casa, sempre prefira partir cedo. O menor número de veículos na rua e a temperatura mais baixa promovem mais economia.
  • Revise o sistema de arrefecimento. Motor na temperatura de funcionamento ideal gasta menos e dura mais.
  • Troque periodicamente o filtro de ar (veja como a manutenção correta do filtro ajuda seu carro a economizar combustível).
  • Pneus corretamente calibrados evitam consumo desnecessário.
  • Atenção à troca do óleo e filtro do motor, que pode ser por quilometragem ou tempo: o que vier primeiro. Lembre-se também que, em geral, o manual do fabricante orienta a troca na metade do tempo e da quilometragem em caso de uso severo do veículo (ex.: tráfego intenso, estradas de terra, trajetos rotineiros mais curtos, etc.).

Sabemos que a manutenção é parte importante no quesito economia de combustível. Já o “pisar manso” é fundamental, sendo uma prática essencial e que garante muita coisa positiva. Pense nisso!

Caso queira saber mais sobre o assunto, no vídeo abaixo, destaco outras dicas para uma direção segura e econômica! Confira.

Assista: Direção segura com economia de combustível

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuado em importantes veículos de imprensa.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.