voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques

RECAP fecha importante parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para combater irregularidades no setor de combustíveis

Publicado em 16/03/2024 por Alessandra de Paula

O programa Qualidade Monitorada, do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados (RECAP), ganhou uma parceria de peso. Após os graves e recentes casos envolvendo a adulteração de combustível com metanol, o RECAP passou a contar com o apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que agora coloca seu laboratório de análises de combustíveis a serviço dos revendedores associados ao sindicato.

Veículos novos foram adquiridos pelo sindicato e cedidos, em comodato, ao Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPECQ), que compreende um conjunto de laboratórios da Unesp,, e que terão uso exclusivo e dedicado ao programa.

As coletas serão realizadas a cada dez dias em todos os postos aderentes ao programa, exclusivamente por funcionários do CEMPECQ, e levadas diariamente para Araraquara, onde fica o campus da universidade.

Os resultados das análises serão disponibilizados em quatro dias úteis diretamente aos postos, em canal direto com login e senha próprios.

Serão feitas análises de metanol no etanol e porcentagem de biodiesel no diesel. Em breve, serão analisadas amostras para verificar a presença de metanol na gasolina.

Será disponibilizado ainda um aplicativo, batizado de “‘Posto Fiel’”, que indica aos consumidores a localização e rotas dos postos participantes.

ICL apoia iniciativa

O Instituto Combustível Legal (ICL) apoia as ações de combate às fraudes, ações essas que fazem a diferença para os consumidores, garantindo produtos de qualidade e na quantidade adquirida na hora da compra. A iniciativa do RECAP é um exemplo para outros sindicatos de todo o Brasil.

Leia também:

Instituto Combustível Legal (ICL) lança seu canal de denúncias para fortalecer ambiente de trabalho ético e transparente

Operação Carbono investiga responsáveis por adulteração de combustíveis após ação na Bahia

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.