voltar

Notícias

Ações Eventos

Durante o Expocom 2023, Emerson Kapaz, presidente do ICL, destaca importância de combater a concorrência desleal no setor de combustíveis

Publicado em 27/10/2023 por Alessandra de Paula

O Instituto Combustível Legal marcou presença no Expocom 2023, evento voltado para revendedores de combustíveis do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Emerson Kapaz, presidente do ICL, participou, no primeiro dia, do painel “O futuro do mercado de combustíveis no Brasil”.

Para debater o tema, além de Kapaz, estiveram presentes os representantes das distribuidoras associadas ao ICL, Leonardo Linden, presidente da Ipiranga; Jose Antônio Cardoso, vice-presidente comercial da Raízen; Fulvius Tomelin, presidente da ALE; e Flávio Dantas, vice-presidente executivo de comércio, varejo e inteligência de mercado da Vibra. Também marcou presença no painel Jeferson Rejaile, vice-presidente da Brasilcom.

Devedor contumaz em pauta

Em sua fala, o presidente do ICL destacou a importância de combater o devedor contumaz, aquele que faz do não pagamento de tributos uma estratégia de negócios, provocando uma concorrência desleal:

“Não há como ter um país sério, não há como ter uma formatação de uma concorrência de um país que pretende ser grande no futuro, se não houver uma competição com igualdade de condições”, destacou.

Kapaz alertou, ainda, sobre o grave problema de adulteração de combustível com metanol, um produto altamente tóxico.

“Explodiram os casos de venda de combustível misturado com metanol, um produto químico perigoso, 16 moradores de rua morreram em Campinas após comprarem, em um posto, álcool adulterado com metanol. Se o frentista colocar a mão nos olhos, e houver resíduo de metanol, ele fica cego”, lamentou.

Emerson Kapaz encerrou sua palestra convocando a todos para lutar juntos por um mercado de combustíveis cada vez mais competitivo e sério.

“Contem com o Instituto Combustível Legal! Vamos aprovar as legislações, vamos mudar as características do mercado, fazendo com que o Brasil seja, como já é hoje, um exemplo em transição energética para o mundo. Nossa energia é predominantemente limpa. Temos o etanol, que se transforma em hidrogênio, que vai alimentar a bateria e, lá na frente, vamos ter um carro que vai andar com bateria elétrica sem precisar parar para carregar na tomada.  O futuro é brilhante! Só não será melhor se não conseguirmos tirar as pessoas que não são sérias da competição no nosso setor”, frisou.

Combate ao mercado irregular de combustíveis

Carlo Faccio, diretor do ICL (foto), também esteve no evento, em que ministrou a palestra “Combate ao mercado irregular no setor de combustíveis”. Na ocasião, ele ressaltou a importância do trabalho integrado do instituto, apoiando as autoridades no combate às irregularidades no mercado de combustíveis, um dos mais importantes do país:

“Nós contribuímos com o trabalho de inteligência, apontando os atos ilícitos, fazendo o monitoramento de atividades atípicas, oferecendo capacitação e suporte ferramental aos agentes de fiscalização. Apoiamos também nas autuações com acautelamento, desde o momento do armazenamento do produto apreendido, até que ele possa retornar para a sociedade em forma de doação para abastecer a frota da Polícia Militar, como fizemos recentemente no Rio de Janeiro”, completou.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.