voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular Destaques Na mídia – destaque

À rádio Bandeirantes, presidente do ICL destaca importância do trabalho conjunto e uso da tecnologia para combater crimes no setor de combustíveis

Publicado em 18/01/2024 por Alessandra de Paula

Em entrevista à rádio Bandeirantes, Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), apontou os desafios que o setor enfrenta e as possíveis soluções para combater as ilegalidades:

“Enfrentamos a concorrência desleal e isso ataca quem paga impostos. O ICL foi criado para favorecer a concorrência leal. São mais de 43 mil postos, espalhados pelo Brasil inteiro, é um setor super competitivo. Quando você não tem a mesma igualdade de competição, complica demais. É um problema muito grave, que foi amenizado no ano passado, quando houve a aprovação da monofasia no diesel e na gasolina, com isso, a sonegação vem caindo. Osfraudadores migraram, então, para adulteração de combustíveis, aí, entra metanol misturado na gasolina, etanol com mais água do que o normal… É todo um trabalho que o instituto vem fazendo para ajudar a combater esses crimes”, ressaltou.

Kapaz comentou, ainda, sobre a ideia apresentada por ele no Conselhão do Governo Federal para criação de uma entidade nacional, chamada Conecon, o Conselho Nacional de Enfrentamento às Ilegalidades Concorrenciais, reunindo os setores mais afetados por irregularidades para que seja feito um trabalho preventivo:

“Onde acontecem os crimes? De que forma Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério de Minas e Energia e Fazenda podem ajudar a prevenir os crimes? E usando uma coisa muito importante, a tecnologia. Nós temos tecnologia de ponta no mundo todo, que já usa marcadores de combustíveis. Agora, estamos discutindo marcadores para o diesel marítimo, que é mais barato, então, os criminosos vendem como se fosse o diesel normal, por um preço mais caro, obviamente. Quando você coloca diesel marítimo no carro, o motor sofre, mas o fraudador não está preocupado com isso”, lamentou.

Veja a entrevista completa:

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.