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A luz da injeção acendeu? Cuidado, pois você pode ter sido vítima de combustível adulterado

Publicado em 03/05/2024 por Marcellus Leitão

Quando você liga seu carro, por alguns segundos, vários ícones – chamados luzes-espia – ficam acesos em processo de checagem dos sistemas. Eles têm que apagar logo depois da primeira virada de chave. Um desses ícones é um motorzinho simpático, que, caso insista em aparecer à sua frente, pode indicar que há problemas no veículo.

Se isso acontecer, é um sinal de falha no sistema de injeção eletrônica, que entrou em modo de segurança. Nesse momento, é possível notar que seu carro pode estar com o motor falhando, barulhos estranhos, dificuldade na partida e, até mesmo, consumindo demais. O veículo poderá até te levar a algum lugar, mas, de preferência, que seja ao seu mecânico de confiança.

Problema na injeção pode ser combustível batizado

Se você está passando por esse problema, uma possibilidade muito forte é a de que seu carro tenha sido abastecido com combustível adulterado, que prejudica a leitura de gases feita pela sonda lambda. Esse componente é vital, pois transmite à central da injeção eletrônica qual é o combustível, ou mistura dele, utilizado no tanque para adequação da queima.

Quando esse combustível está fora dos padrões, o motor falha. Existe a possibilidade de defeito na sonda, porém, se a própria peça estiver ruim, pode ser pelo uso contínuo de combustível adulterado. Na oficina, a primeira tentativa será retirar o combustível ruim que está no tanque, lavá-lo, limpar bicos de injeção e testar o funcionamento com combustível honesto.

Enquanto o mecânico quebra a cabeça, revise seu último abastecimento. Conhece aquele estabelecimento? Foi no seu habitual posto de confiança, ou não? Se não foi, você está na pista para encontrar o culpado.

O amplo mercado de combustíveis envolve quantias vultosas e, na exceção, existem pessoas inescrupulosas, que, para obter lucros fáceis, acrescentam ao combustível solventes de borracha; mais etanol na gasolina; e, até mesmo, metanol, substância altamente tóxica.

Assim, falhas e partidas difíceis são mau sinal. Em carros sempre abastecidos com combustíveis batizados, podem aparecer mais defeitos, como oxidação da bomba e boia de combustível, dutos de borracha desgastados, velas com pouca duração e contaminação do óleo lubrificante. No limite, a perda do motor é um conserto caro, que jamais justificaria a “economia” de não utilizar um posto inidôneo.

Assista: Combustível adulterado: quais prejuízos no seu carro?

Como evitar

A dica de ouro para não cair nessa armadilha é buscar um posto de marca de confiança e fidelizar. Conhecer os frentistas, o dono, a sogra do dono e até o cachorro caramelo que vive por ali. Estabelecer, enfim, relações de um bom consumidor, porque há muitos empresários que valorizam isso e respeitam sua fidelidade. Outra coisa: peça sempre a nota fiscal. Ela é sua garantia de ressarcimento em casos duvidosos.

No mais, caso tenha sido vítima desse problema, saiba que o site do Instituto Combustível Legal (ICL) possui uma área dedicada exclusivamente a ajudar o consumidor a fazer sua denúncia. Acesse a seção Denuncie, informe o problema do qual foi vítima e a sua região e tenha acesso à lista com os órgãos competentes para denunciar. Faça valer seus direitos!

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuado em importantes veículos de imprensa

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