voltar

Notícias

Destaques Motor

Você faz uso severo do veículo? Se a resposta é sim, tenha atenção redobrada com o lubrificante do motor

Publicado em 25/08/2023 por Marcellus Leitão

Talvez seja difícil de dizer isso, mas ainda existem pessoas que negligenciam a correta manutenção do óleo do motor, item de fundamental importância para o bom funcionamento do carro. A receita é simples: conforme manda o manual, ele deve ser trocado na quilometragem certa, ou quando atingir o prazo de uso, o que vier primeiro. Além disso, deve ser rigorosamente observada uma condição que passa despercebida para muita gente: em caso de “uso severo”, a troca do óleo deve ser feita em prazo e quilometragem mais curtos. 

Mas, afinal, o que vem a ser uso severo? Um exemplo é quando o carro trafega constantemente em engarrafamentos, no famoso anda e para das grandes cidades. Os táxis, por exemplo, estão sempre com uso severo. Outro tipo de uso severo é percorrer sempre trajetos curtos, com menos de dez minutos de uso do veículo; e em estradas de terra, onde a poeira acaba contaminando o lubrificante. Nesse caso, observe também, em prazos menores, a troca do filtro de ar. 

Se o seu uso do veículo se encaixa nessas condições, atente-se ao fato de que o óleo do motor deve ser trocado, obrigatoriamente, na metade do prazo. Se o manual apontar a troca a cada dez mil quilômetros, faça isso a cada cinco mil. Por outro lado, se trafegar em rodovias por muito tempo, com velocidades constantes e arrefecimento perfeito, por exemplo, o carro vai ter o consumo de óleo dentro dos prazos normais. Outro ponto importante: sempre confira o nível do óleo do motor, pois é normal que haja consumo do lubrificante ao longo do tempo.  

Outro parâmetro que está no manual também é o prazo de troca, pois o óleo perde características ao longo do tempo. Agora, quem roda com óleos falsificados, adquiridos em estabelecimentos suspeitos, e gasolina batizada, vai ter uma durabilidade bem menor no seu motor. Conforme expliquei nesse artigo aqui, um combustível ruim vai contaminar o óleo e essa mistura pode ser desastrosa.  

Já o uso de lubrificantes de baixa qualidade, ou fora das especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vai provocar o funcionamento prejudicado e a menor durabilidade do motor. Por isso, fique atento e procure estabelecimentos de confiança para abastecer o seu veículo, ou fazer a troca do óleo. 

Tenha em mente que as possíveis quebras são caras. Podem demorar, mas chegam e pesam no bolso. Em alguns casos, é necessária, até mesmo, a troca do motor. Pense nisso e faça suas trocas de óleo no prazo e quilometragem corretos. E não se esqueça: abasteça sempre em postos de confiança.

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuado em importantes veículos de imprensa. 

Leia também:  

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.