voltar

Notícias

Legislação

Venda direta de etanol aos postos frustra expectativa por queda nos preços

Publicado em 19/04/2022 por Alessandra de Paula

Houve quem defendesse a venda direta de etanol direto das usinas para os postos como alternativa para diminuir o preço dos combustíveis, porém, desde a aprovação da medida, em 2021, não houve impacto nos preços nas poucas vezes em que a venda direta foi exercida.

Entre novembro do ano passado, quando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) começou a monitorar as vendas diretas feitas pelas usinas, e no fim de fevereiro, essas operações movimentaram apenas 15,4 milhões de litros. O volume corresponde a menos de 1% do consumo nacional, que foi de mais de 4,5 bilhões de litros no período.

“Colocaram a venda direta como solução dos problemas no mercado de combustíveis, mas estamos vendo que, na prática, a expectativa foi bem diferente da realidade. Em 2021, a ANP fez aproximadamente 18 mil fiscalizações e fica evidente que o problema, já preocupante sob o ponto de vista de qualidade e quantidade, agora se estende aos riscos tributários, propiciados pelas novas janelas de oportunidades geradas pela venda direta sem um correto regramento fiscal”, afirma Carlo Faccio, diretor do Instituto Combustível Legal (ICL).
Saiba mais em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/04/17/venda-direta-de-etanol-aos-postos-frustra-expectativa-por-queda-de-preco.ghtml

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.