voltar

Notícias

Comércio Irregular

Vai abastecer o carro? Descubra porque é fundamental exigir a nota fiscal

Publicado em 27/10/2021 por Alessandra de Paula

Você já parou para pensar na importância da nota fiscal? Ela vai muito além do que servir de comprovante de compra de algum produto ou serviço.

Ao exigir a nota fiscal, você está contribuindo para combater um crime muito comum no mercado de combustíveis: a sonegação de tributos. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), são sonegados R$ 14 bilhões por ano no setor de combustíveis. Ou seja, setores essenciais, como saúde, educação e segurança, deixam de receber recursos importantes, e quem perde é a sociedade!

E se você for vítima de fraude na hora de abastecer? Como vai provar, sem a nota fiscal, que encheu o tanque em determinado posto? Apenas com o documento fiscal é possível comprovar que se adquiriu legalmente o combustível. Sem ele, conforme explica a tributarista  Adriana Tôrres em entrevista ao ICL, o consumidor dificilmente conseguirá comprovar a relação de consumo com o posto fraudador.

Dependendo do estado, a nota fiscal oferece vantagens para o consumidor, como a possibilidade de concorrer a prêmios. Confira como obter seus benefícios.

Então, da próxima vez que for abastecer o carro, não se esqueça de exercer o seu papel cidadão e pedir sua nota fiscal!  Assim, você está preservando seus direitos e contribuindo para um mercado mais justo e honesto.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.