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Recap lança importante campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

Publicado em 17/05/2024 por Alessandra de Paula

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas essenciais como Saúde e Educação.

Com o objetivo de lançar luz sobre esse problema tão grave, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Recap) criou a campanha Um Basta contra as Fraudes, Fuja dessa Bomba!  O lançamento da ação ocorreu na quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Campinas, em São Paulo.

Participação do setor público é essencial

Carlo Faccio, diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), esteve presente ao evento e destacou o apoio do instituto a iniciativas como a do Recap:

“Estamos unidos para trabalhar com afinco contra esse verdadeiro câncer que são as fraudes. No início, eram fraudes básicas, de qualidade, e ganharam proporção. Hoje, temos fraudes estruturadas, conduzidas por organizações criminosas. A gente precisa muito do setor público para coibir e asfixiar esse tipo de crime. Essa campanha é um alerta, um basta a tudo isso”, frisou Faccio.

José Camargo Hernandes, diretor da Fecombustíveis, também esteve presente ao lançamento da campanha e parabenizou a iniciativa do Recap:

“Campinas sempre dá o exemplo de como se trabalhar em prol da defesa dos legítimos interesses da categoria. A cada dia, temos que matar um leão nesse mercado. É importante trazer esse assunto para a Câmara, onde as discussões devem ser travadas e até sair daqui com legislações que visem ao equilíbrio desse nosso mercado”, pontuou.

Em entrevista à Band, Emílio Martins, presidente do Recap, ressaltou a importância da campanha, que combate as mais diversas fraudes, como a volumétrica, quando o consumidor não leva a quantidade de combustível pela qual pagou; até adulterações graves, com a mistura ilegal de metanol à gasolina ou etanol, que pode levar à morte.

“O objetivo é alertar o consumidor sobre como ele é atraído e enganado por esse pessoal que, infelizmente, entrou no setor. Mas ainda somos maioria. Quando o consumidor se deparar com uma pechincha, fique atento e procure fugir dessa bomba”, destacou Martins.

Foto: reprodução de TV

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