voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular Destaques Legislação

Instituto Combustível Legal (ICL) lança área especial no site dedicada aos desafios da legislação para combate ao mercado irregular no setor

Publicado em 05/04/2024 por Alessandra de Paula

O setor de combustíveis enfrenta problemas graves, como sonegação de tributos e inadimplência. Além da concorrência desleal, motivada por maus empresários que utilizam do não pagamento de impostos uma estratégia nociva de negócios, sofre também quem está na ponta: o consumidor.

A falta de leis específicas, que combatam os chamados devedores contumazes, por exemplo, estimula a reincidência de ações criminosas que lesam a sociedade como um todo, retirando recursos de áreas essenciais, como Saúde, Educação e Segurança. Outra questão grave diz respeito à falta de punição para outros crimes que assolam o setor, como o furto em dutos, o descaminho e roubo de cargas de combustíveis, pirataria e contrabando e a receptação destes produtos furtados e/ou roubados.

Crimes que podem ocasionar risco à vida e à integridade dos agentes envolvidos, além da ameaça grave ao meio ambiente.

Diante dessas evidências, e para chamar atenção para esses e outros problemas, o Instituto Combustível Legal (ICL) está lançando uma nova área especial no site, apontando os problemas do mercado e as possíveis soluções do ponto de vista legal.

Confira o ambiente especial sobre legislação

Iniciativas que podem virar o jogo no setor de combustíveis

O especial aborda, entre outros projetos de leis essenciais, a importância da aprovação do PL 164/22, que caracteriza e pune de forma eficaz a figura do devedor contumaz, tida como essencial ao equilíbrio do setor. Outra iniciativa é o PL 8455/17, que tipifica os crimes de furto, roubo, descaminho e receptação de combustíveis e lubrificantes. Ao navegar pela área especial, é possível saber mais detalhes sobre esses e outros projetos importantes para o mercado de combustíveis.

Veja outras áreas especiais no site do ICL

Metanol

Nos últimos meses, as autoridades vêm identificando, em diversas partes do país, o aumento de casos de adulteração de combustível com metanol, um crime gravíssimo, tendo em vista que o produto é altamente tóxico, podendo provocar, se ingerido ou inalado, sérios problemas de saúde e até levar à morte.

Confira a área especial sobre metanol

Pirataria nos rios da Amazônia

Os ataques de piratas a embarcações que transportam combustíveis e outros produtos na região Norte, somados à ação de grupos organizados que traficam armas, drogas, minerais e madeira, são um problema gravíssimo para as autoridades.

Confira a área especial sobre pirataria nos rios

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.