Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

voltar

Notícias

Ações Apoio

Programa Cliente Misterioso, do Instituto Combustível Legal, visita postos para identificar possíveis fraudadores

Publicado em 16/03/2021 por Alessandra de Paula

Quando você abastece o carro, quer se sentir seguro, saber que está colocando um combustível de qualidade no seu veículo para trafegar tranquilo. Pensando nisso, o Instituto Combustível Legal (ICL) criou, em 2016, o programa Cliente Misterioso, que consiste em ações de fiscalização em postos, realizadas com veículos descaracterizados e equipados com sistemas específicos de coleta.

O objetivo é simular um abastecimento como outro qualquer, igual ao realizado por um cliente comum, entretanto, coletando material para análise do combustível vendido no posto. O programa tem sido essencial na identificação preliminar dos fraudadores, otimizando ações dos principais órgãos de fiscalização e garantindo, desta forma, maior assertividade para o combate ao mercado irregular.

O número de irregularidades vem crescendo ano a ano. Em 2020, foram 380 casos de inconformidade de quantidade e 388 casos com inconformidade de quantidade, sendo 44 casos com presença de metanol

De acordo com Carlo Faccio, diretor do ICL, o programa foi criado após diversas denúncias de postos que cometiam irregularidades de qualidade e quantidade dos produtos. “Como os veículos utilizados para fiscalização são obrigados a ostentar identificação, os fraudadores davam um ‘jeitinho’ de escapar do flagrante. O ICL percebeu a necessidade de criar uma dinâmica de fiscalização preventiva, chegando no posto com um veículo descaracterizado. Assim, surgiu o Cliente Misterioso”, explicou.

Segundo Faccio, em quatro anos, o programa foi aprimorando os métodos de ação, desde a diversificação dos mercados, passando pelo tipo de análise, até as quantidades de amostras mensais. No início, eram 30 amostras por mês no mercado de São Paulo, com a finalidade de validar qualidade de combustíveis. Agora, são mais de 210 postos ao mês nos principais mercados brasileiros, com análises de qualidade, quantidade e presença de metanol.

A iniciativa tem contribuído para gerar ações concretas dos órgãos de fiscalização, como forças-tarefa para realizar testes adicionais, que posteriormente podem ser tratados como prova

E nesse período de quatro anos de ação do Cliente Misterioso, o número de irregularidades aumentou? Na visão de Faccio, infelizmente, sim:

“O número de irregularidades vem crescendo ano a ano. Em 2020, foram 380 casos de inconformidade de quantidade e 388 casos com inconformidade de quantidade, sendo 44 casos com presença de metanol. As principais irregularidades encontradas são defasagem de quantidade (bomba fraudada), com o volume comprado diferente do aferido na bomba (acima de 1%); não conformidade de qualidade (adulteração do combustível): teor de etanol acima do permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é de 27% na gasolina comum e aditivada; e presença de metanol”, revelou.

Denúncias são encaminhadas aos órgãos de fiscalização

No entanto, se os problemas são muitos no setor de combustíveis, cabe sempre redobrar os esforços para combatê-los. De acordo com Faccio, as denúncias apuradas no programa Cliente Misterioso são encaminhadas mensalmente aos órgãos fiscalizadores, na forma de ofícios formais, apresentando os índices e postos que apresentaram não conformidade.

“A iniciativa tem contribuído para gerar ações concretas dos órgãos de fiscalização, como forças-tarefa para realizar testes adicionais, que posteriormente podem ser tratados como prova. Além disso, os agentes autuam os postos que estiverem fora dos padrões estabelecidos.  É o ICL cumprindo seu papel para com sociedade, contribuindo para um mercado de combustíveis mais justo e honesto para todos”, completou.

LEIA TAMBÉM:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.