Polícia Militar do Rio recebe mais de 250 mil litros de combustível fruto de operações contra sonegação fiscal. Ação contou com apoio do ICL
Publicado em 02/12/2022 por Alessandra de PaulaO Instituto Combustível Legal (ICL) contribuiu para mais uma importante ação em prol da sociedade. Na tarde de quinta-feira (01), foi realizada uma cerimônia no 18º Batalhão da Polícia Militar, na Freguesia, Rio de Janeiro, para celebrar a doação de 265 mil litros de etanol, apreendidos em operações contra sonegação fiscal. Coube ao ICL a responsabilidade de armazenar, por meio de suas associadas, e fazer a entrega do produto, que servirá para abastecer a frota da PM.
Coronel Neto, subsecretário de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), ressaltou a importância da iniciativa:
“O contrato mais vultuoso que a corporação tem hoje é com a aquisição de combustível, ultrapassando anualmente R$ 100 milhões. Logicamente, receber uma doação dessa natureza diminui o nosso custo, possibilitando que a gente possa reverter a sobra orçamentária em projetos de inovação, estruturação, de aquisição de outros objetos de interesse da corporação. Essa parceria para nós é estratégica e muito importante. O ICL, assim como outras instituições aqui presentes, tem objetivos em comum, que é promover o ambiente ético, dentro da legalidade, combatendo as fraudes, revertendo os benefícios para o consumidor
”, frisou.
Antonio Rocha, diretor operacional do ICL, destacou que é sempre importante quando o produto, cuja apreensão é fruto de operações contra o comércio irregular, é destinado aos órgãos de fiscalização:
“Estamos destinando combustível para quem faz fiscalização. Nem sempre esse processo é fácil. A fiscalização apreende o combustível que está ilegal, isso fica sob controle da Secretaria de Fazenda, aí começa o processo de perdimento do combustível e doação para algum órgão. É sempre importante quando [o produto] volta para o órgão de fiscalização, esse é um círculo virtuoso. O ICL atinge seus propósitos quando consegue concluir uma operação como esta, unindo esforços do setor público com as possibilidades do setor privado”, ressaltou.
Martin Baria, da Sefaz-RJ, enalteceu a colaboração do ICL:
“Quando combatemos a sonegação fiscal e a concorrência desleal, protegemos a sociedade em geral, evitando que haja rendimentos obscuros, afetando inclusive a segurança”, pontuou.
Operação Foco e a recuperação de ativos
Também esteve presente ao evento o Coronel Luiz Claudio, subsecretário adjunto da Operação Foco, ação coordenada pela Casa Civil com o objetivo de reforçar a fiscalização das divisas do estado, atuando na recuperação de ativos. De acordo com o subsecretário, a ação reforça a integração entre os órgãos:
“A integração propicia não só a recuperação de ativos para o estado, mas também oportuniza um combustível de qualidade. A Operação Foco foi criada há um ano, substituindo a Operação Barreira Fiscal. O volume de apreensões não só de combustíveis, mas também de outros materiais, como cigarro, bebida… aumentou nesse período de um ano”, revelou.
Leia também: