voltar

Notícias

Ações Apoio

Polícia Militar do Rio recebe mais de 250 mil litros de combustível fruto de operações contra sonegação fiscal. Ação contou com apoio do ICL

Publicado em 02/12/2022 por Alessandra de Paula

O Instituto Combustível Legal (ICL) contribuiu para mais uma importante ação em prol da sociedade. Na tarde de quinta-feira (01), foi realizada uma cerimônia no 18º Batalhão da Polícia Militar, na Freguesia, Rio de Janeiro, para celebrar a doação de 265 mil litros de etanol, apreendidos em operações contra sonegação fiscal. Coube ao ICL a responsabilidade de armazenar, por meio de suas associadas, e fazer a entrega do produto, que servirá para abastecer a frota da PM.

Coronel Neto, subsecretário de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), ressaltou a importância da iniciativa:

“O contrato mais vultuoso que a corporação tem hoje é com a aquisição de combustível, ultrapassando anualmente R$ 100 milhões. Logicamente, receber uma doação dessa natureza diminui o nosso custo, possibilitando que a gente possa reverter a sobra orçamentária em projetos de inovação, estruturação, de aquisição de outros objetos de interesse da corporação. Essa parceria para nós é estratégica e muito importante.  O ICL, assim como outras instituições aqui presentes, tem objetivos em comum, que é promover o ambiente ético, dentro da legalidade, combatendo as fraudes, revertendo os benefícios para o consumidor”, frisou.

Antonio Rocha, diretor operacional do ICL, destacou que é sempre importante quando o produto, cuja apreensão é fruto de operações contra o comércio irregular, é destinado aos órgãos de fiscalização:

“Estamos destinando combustível para quem faz fiscalização. Nem sempre esse processo é fácil. A fiscalização apreende o combustível que está ilegal, isso fica sob controle da Secretaria de Fazenda, aí começa o processo de perdimento do combustível e doação para algum órgão. É sempre importante quando [o produto] volta para o órgão de fiscalização, esse é um círculo virtuoso. O ICL atinge seus propósitos quando consegue concluir uma operação como esta, unindo esforços do setor público com as possibilidades do setor privado”, ressaltou.

Martin Baria, da Sefaz-RJ, enalteceu a colaboração do ICL:

“Quando combatemos a sonegação fiscal e a concorrência desleal, protegemos a sociedade em geral, evitando que haja rendimentos obscuros, afetando inclusive a segurança”, pontuou.

Operação Foco e a recuperação de ativos

Também esteve presente ao evento o Coronel Luiz Claudio, subsecretário adjunto da Operação Foco, ação coordenada pela Casa Civil com o objetivo de reforçar a fiscalização das divisas do estado, atuando na recuperação de ativos. De acordo com o subsecretário, a ação reforça a integração entre os órgãos:

“A integração propicia não só a recuperação de ativos para o estado, mas também oportuniza um combustível de qualidade. A Operação Foco foi criada há um ano, substituindo a Operação Barreira Fiscal. O volume de apreensões não só de combustíveis, mas também de outros materiais, como cigarro, bebida… aumentou nesse período de um ano”, revelou.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!