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Pirataria nos rios: 560 mil litros de diesel foram roubados na região Norte em 2022

Publicado em 20/04/2023 por Alessandra de Paula

O abastecimento no Norte do país apresenta peculiaridades, principalmente devido à sua geografia, marcada por grandes rios como o Amazonas, com 6.571 km de extensão, considerado o maior do mundo. O transporte de combustíveis é feito pelo sistema aquaviário, e o processo se torna ainda mais desafiador devido à vulnerabilidade da segurança na região.

Números atualizados apontam que em 2022, cerca de 560 mil litros de diesel foram roubados em audaciosas ações de pirataria. De acordo com Carlo Faccio, diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), em 2023, houve uma tentativa de roubo no Rio Tapajós, com algumas vítimas feridas, mas os criminosos não lograram êxito.

“A pirataria na região Norte do país é um problema grave, que provoca prejuízos milionários às empresas e dificulta a vida dos cidadãos no dia a dia, uma vez que, sem o abastecimento das termelétricas, pode faltar energia nas cidades. Além disso, os criminosos estão cada vez mais violentos, colocando em risco a tripulação das embarcações. São necessárias ações urgentes e o ICL segue à disposição para apoiar as autoridades no combate às irregularidades, contribuindo para tornar o abastecimento de combustíveis mais seguro não apenas no Norte, mas em todo o Brasil”, ressaltou Faccio.

Pirataria nos rios provoca prejuízo anual de R$ 100 milhões

Segundo dados do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), o lugar mais perigoso atualmente para o transporte de cargas no estado é a região do Baixo Amazonas, entre os municípios de Itacoatiara e Parintins, até a cidade paraense de Juruti.

Os ataques piratas e a falta de segurança no transporte de cargas nos rios do Amazonas provocam prejuízos anuais de R$ 100 milhões apenas em produtos roubados.

“Se passar nesta área, principalmente de noite, vai ser roubado. São muitas rotas de fuga e não adianta registrar Boletim de Ocorrência porque nunca mais serão encontrados”, adverte Galdino Alencar Junior, presidente do Sindarma, em entrevista ao site A Crítica.

O produto combustível, no caso do Norte, tem uma limitação, ou seja, não está disponível o tempo todo. Se não se garante o suprimento, ele acaba, considerando que o estoque é baixo. É preciso garantir o abastecimento, não só de veículos, mas das termelétricas movidas a diesel.

Manual produzido pelo ICL traz orientações para transporte aquaviário

No intuito de contribuir para o combate à pirataria na região Norte do Brasil, o ICL lançou o Manual de Boas Práticas para Proteção de Comboios Fluviais que Transportam Combustíveis.

O documento aborda diversos temas, desde o transporte propriamente dito, passando pelas atribuições de cada ente envolvido (transportador, forças de segurança pública, autoridade marítima local, comandante da embarcação…), até legislação pertinente à escolta armada, entre outros temas de interesse.

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