Prevenção ao Coronavírus: veja como abastecer com segurança nos postos de combustível
Publicado em 21/03/2020 por RedaçãoAssim como outros países, o Brasil vem enfrentando a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Mesmo com baixo poder de letalidade (dependendo da faixa etária), o vírus tem grande capacidade de contágio, por isso, os cuidados são essenciais. A recomendação é que a população não saia de casa nesse período e permaneça em quarentena, uma tentativa de frear a curva de transmissão do vírus. Entretanto, nos casos em que você precise se locomover, seja para comprar alimentos, ou uma emergência, o Combustível Legal divulga algumas recomendações importantes ao abastecer o seu veículo no posto. São elas:
Leve sempre com você álcool gel
- É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso, é recomendável que tenha sempre no seu carro álcool gel (70%). Assim, caso toque diretamente na mangueira de abastecimento, na bomba de combustível, ou no teclado da máquina de cartões, a recomendação é higienizar suas mãos com álcool gel.
Mas atenção: se sujar muito as mãos ao calibrar os pneus, ou ao fazer alguma checagem no compartimento do motor do seu veículo, o uso do álcool gel para higienizá-las não será 100% eficaz, pois pode não eliminar completamente a sujeira e outros particulados que porventura contenham o vírus. Nesses casos, procure lavar bem as mãos com água e sabão, respeitando o tempo mínimo de 20 segundos. Confira como higienizar suas mãos: https://globoplay.globo.com/v/8394723/
Alguns cuidados na hora de pagar
- Uma forma de pagar sem o uso de cartões de crédito físicos é através do celular. Para isso, confira se ele está configurado para realizar pagamentos por aproximação. Se estiver, informe ao atendente que o pagamento será feito pelo seu aparelho, que não necessita encostar na máquina de cartão. É só aproximar e pagar.
- Caso realize pagamentos em dinheiro, ou cartão físico de débito e crédito, use álcool gel para limpar as mãos após pagar.
- Limpe seu cartão de crédito com álcool (70%) após cada uso, seja no posto de gasolina, ou em qualquer outro estabelecimento.
- Mantenha uma distância segura de, pelo menos, um metro e meio de outra pessoa. Isso garante sua segurança, a do atendente e a do frentista, por exemplo.
- Algumas empresas distribuidoras de combustíveis contam com aplicativos de pagamento, o que pode ser uma alternativa para evitar contato.
Abastecimento de moto
- No caso dos motociclistas, a velha e boa dica de segurança de descer da moto ao abastecer deve ser seguida à risca. Lembre-se sempre de manter a distância de até um metro e meio de outras pessoas.
- Seguir as mesmas recomendações sobre o pagamento, citadas anteriormente.
- Com frequência, além das mãos, higienize com álcool 70% as manoplas do guidom e manetes de freio e embreagem.
Lojas de conveniência
- Evite aglomerações no interior das lojas de conveniência. Caso perceba que ela está cheia, espere até que esvazie.
- Na fila de pagamento, para a sua segurança, respeite a distância de um metro e meio entre as pessoas.
- Após pagar, higienize suas mãos com álcool gel, ou as lave com água e sabão durante 20 segundos.
Atenção: o etanol vendido no posto, utilizado exclusivamente para o abastecimento de veículos, NÃO pode ser usado como desinfetante. Além de não ser eficiente contra o Coronavírus, ele é tóxico e altamente inflamável.
Outras dicas importantes
Abaixo, estão alguns cuidados básicos divulgados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair, ou transmitir, infecções respiratórias agudas, incluindo, entre elas, o Coronavírus.
São eles:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir, ou espirrar, com um lenço de papel e jogar no lixo; e
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Caso apresente sintomas, como febre, tosse e falta de ar, ligue para o número 136.
Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus