voltar

Notícias

Comércio Irregular

Combate às fraudes metrológicas é tema de seminário em São Paulo

Publicado em 07/11/2018 por Alessandra de Paula

A Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) promove nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7) o Seminário de Metrologia Legal 2018. O intuito do evento, que tem a participação de diversos representantes dos segmentos de indústria, comércio e governo, é o de discutir novos métodos e tecnologias para combate às fraudes metrológicas que lesam a sociedade.

Na palestra de abertura, Humberto Siqueira Brandi, diretor de Metrologia Científica do Inmetro, abordou as novas definições das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI), a forma moderna do sistema métrico. Esse é o padrão de medição mais usado do mundo, tanto no comércio, quanto na ciência.

Durante o evento, o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho, anunciou a assinatura da portaria Portaria 174, iniciativa apoiada pela Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). Essa nova portaria passa a exigir o recadastramento das empresas de manutenção para evitar a alteração das bombas medidoras dos postos de gasolina.

Já Raimundo Alves Rezende, ex-diretor de Metrologia Legal do Inmetro, falou sobre a metrologia no Brasil do ponto de vista da instituição, que é referência no assunto. De acordo com Rezende, a exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos da economia, saúde, segurança e meio ambiente.

A mesa redonda sobre Metrologia Legal no Dia a Dia, com representantes do comércio e indústria, contou com a presença de Carlo Rodrigo Faccio, da Plural, que promove o Combustível Legal, uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre os perigos das fraudes, sonegação de impostos e outras irregularidades no setor de combustíveis.

Outros temas em destaque

Entre os temas de destaque nas mesas realizadas na terça-feira (6), estiveram: medição da produção de petróleo no Brasil e seus impactos; novos sistemas de certificação; e os desafios da regulamentação conjunta entre dois entes federados, no caso Inmetro e ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Na quarta-feira (7), último dia o evento, as mesas de debate continuam, abordando assuntos como as novas ações no controle de fraudes em bombas medidoras, entre outros temas.

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.