Polícia Civil investiga adulteração de combustíveis em Campinas (SP)
Publicado em 02/02/2024 por Jean SouzaA Polícia Civil do Estado de São Paulo anunciou no dia 2/2 a instauração de um inquérito policial como desdobramento da operação “Fogo na Bomba”, uma ação intensiva destinada a combater a adulteração de combustíveis na região de Campinas (SP).
O foco da investigação é determinar a origem, qualidade e os potenciais destinatários do material adulterado, após a descoberta de atividades suspeitas envolvendo o transporte e armazenamento de combustíveis.
Durante a operação, policiais da unidade especializada monitoraram e seguiram caminhões-tanque que, de maneira inexplicável, desviavam de suas rotas previstas, seguindo para um barracão na cidade de Americana, utilizado para a adulteração do produto.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a abordagem de um caminhão saindo do local e a subsequente entrada forçada no galpão revelaram evidências que apontam para uma operação organizada de manipulação de combustíveis.
O caso pode ter ramificações extensas, afetando não apenas a economia local, mas também a segurança e a saúde pública. Ainda de acordo com a Secretaria, a apreensão permitirá que se investiguem a fundo a origem e a qualidade dos combustíveis adulterados, além de identificar todos os envolvidos no esquema, dos produtores até os destinatários finais.
Sobre o caminhão envolvido no esquema, a polícia coletou amostras dos combustíveis para análise pericial. A ação é parte de um esforço maior para garantir a integridade do mercado de combustíveis e proteger os consumidores contra produtos adulterados, que podem causar danos significativos aos veículos e ao meio ambiente.
Emilio Martins, presidente do Sindicato dos Varejistas de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap), elogiou a ação. “A expectativa que o sindicato tem hoje é que, com a ação da Polícia, muitas vezes em conjunto com a ANP, Secretaria da Fazenda e Procon, essas operações acabem melhorando o ambiente concorrencial, diminuindo a sonegação. E isso é muito bom para o mercado em uma região tão importante como a nossa”, comentou.
Saiba mais
- Operação Zero Boi: Sefaz-PE desbarata quadrilha que sonegou R$ 7 milhões em operações envolvendo combustíveis
- ANP fecha o cerco contra crimes de adulteração de combustíveis envolvendo metanol
Foto: Polícia Civil de São Paulo