voltar

Notícias

Legislação

PLP 164/2022 estabelece critérios mais rígidos para punir devedores contumazes

Publicado em 06/01/2023 por Alessandra de Paula

O devedor contumaz, aquele mau empresário que faz do não pagamento de tributos uma estratégia de negócios, causa um prejuízo enorme para a sociedade e também para o mercado honesto. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 164/2022, de autoria do Senador Jean Paul Prates (PT-RN), enquadra os devedores contumazes. O PLP 164/2022 substitui o PLS 284/2017, a partir da inclusão de novos critérios, no intuito de fortalecer a cobrança de créditos tributários e prevenir desequilíbrios da concorrência.

Saiba mais: https://diariodejustica.com.br/projeto-regulamenta-identificacao-e-controle-de-devedores-contumazes/

E-book explica atuação dos grandes sonegadores no setor de combustíveis

Em 2022, o Instituto Combustível Legal (ICL) lançou um e-book com propostas para combater irregularidades no setor de combustíveis. A publicação, distribuída a stakeholders, explica as ações do instituto sobre o tema, além de descrever como operam os devedores contumazes.

Baixe aqui o e-book

Diferença entre devedor contumaz e eventual

Ao contrário das empresas regulares, devedores contumazes abrem empresas cuja duração é a menor possível, em geral, registradas em nome de laranjas. Esse é um dos pontos exibidos em uma tabela da publicação, que explicita as diferenças entre os bons pagadores e os criminosos.

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.