voltar

Notícias

Comércio Irregular

O Globo destaca fraudes causadas pelo aumento dos combustíveis. Diretor do ICL defende atenção do consumidor

Publicado em 05/12/2021 por Andre Lunes

Matéria do Jornal O Globo, publicada no dia 04 de dezembro, releva que o aumento nos preços dos combustíveis vem trazendo prejuízos que vão bem além do bolso, deixando o consumidor vulnerável a armadilhas. Um dos especialistas entrevistados, o diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Faccio, lembra que o preço alto dos combustíveis pago nas bombas se torna um campo fértil para a prática de diferentes crimes no setor.

“Quanto maior o preço, maior a atratividade da fraude para toda a cadeia. Maior o prêmio com a sonegação, adulteração de combustível. Com preço maior na ponta final, qualquer promoção fica mais atraente. Mas uma diferença de preço acima de R$ 0,50 já deve acender o sinal de alerta do consumidor para (possível) fraude”, destacou Faccio ao jornal.

O Globo traz também o resultado de operações realizadas por forças-tarefa para coibir diferentes tipos de fraudes. Segundo o veículo, este ano, dos 143 postos fiscalizados pelo Procon-RJ no estado do Rio, 65% foram autuados. Desse total, 39% apresentaram irregularidades como bomba baixa, quando o consumidor leva menos combustível do que pagou.

Já em São Paulo, a Operação Combustível Limpo, força-tarefa coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, fiscalizou 21 postos nos últimos dois meses, dos quais 80% apresentaram problemas de irregularidade.

Confira matéria completa em: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/fiscalizacao-flagra-infracoes-em-mais-de-60-dos-postos-de-gasolina-veja-como-escapar-de-fraudes-como-bomba-baixa-25306506

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.