Multinacional do setor químico e petroquímico, Braskem é a nova associada do Instituto Combustível Legal
Publicado em 09/06/2021 por Jean SouzaA Braskem, multinacional do setor químico e petroquímico, é a nova associada do Instituto Combustível Legal (ICL). A partir de junho, a empresa somará importantes esforços para a defesa do mercado saudável e combater irregularidades no setor.
Criada em 2002, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. A companhia também possui unidades no México e na Alemanha, com um total de 40 unidades industriais, além de 16 escritórios regionais em outros países, com o objetivo de desenvolver parcerias e criar soluções integradas para o cliente. Contando com uma área de negócio dedicada ao segmento de combustíveis, produz gasolina premium e comum, óleo combustível com baixo teor de enxofre, GLP (gás liquefeito de petróleo) e outros gases especiais, além de boosters de octanagem como o ETBE e o MTBE.
“A Braskem é a segunda maior produtora de gasolina do Brasil”, destaca Carlo Faccio, diretor do ICL. “A companhia será uma forte aliada no combate ao mercado irregular porque tem conhecimentos exclusivos sobre a área. Conhece todo o processo para a produção de gasolina e tem grande conhecimento tributário sobre produtos químicos e petroquímicos”, reforça.
Além da Braskem, o ICL tem como associadas as companhias BR Distribuidora, Ipiranga e Raízen. O instituto possui, também, uma lista de importantes parceiros:
- Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF);
- Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea);
- Associação Nacional de Proteção dos Direitos dos Consumidores e Contribuintes (Apcon);
- Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO);
- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan);
- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e
- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Nesse leque de atuação, está a defesa de quatro bandeiras para combater atividades ilícitas. São elas: 1) forças-tarefas permanentes de fiscalização; 2) revisão das legislações com penas mais rígidas para empresas fraudadoras; 3) caracterização da figura do devedor contumaz, que tanto prejudica a arrecadação dos tributos; e 4) simplificação tributária.
Saiba mais sobre como agimos para proteger o consumidor.
Sobre a Braskem
Com estratégia de negócio focada na inovação e desenvolvimento de novos produtos, a Braskem tem se pautado pela competitividade. Em 2020, a companhia anunciou que estava pronta para produzir a gasolina de maior qualidade exigida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ampliando seu portfólio de combustíveis.
Com 8 mil colaboradores, a empresa tem 40 unidades industriais: 29 estão instaladas no Brasil, nos estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cinco estão nos Estados Unidos, duas na Alemanha e quatro no México. Tem clientes em mais de 70 países, em todos os continentes, e capacidade de produção de mais de 16 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos químicos.
Leia também: