voltar

Notícias

Destaques Legislação

Monofasia no mercado de combustíveis contribui para combate às irregularidades, mas ainda precisa incluir etanol

Publicado em 03/05/2023 por Alessandra de Paula

A monofasia no setor de combustíveis era aguardada há duas décadas e finalmente está saindo do papel. De acordo com posicionamento do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), publicado no informativo Jota, a mudança é fundamental para assegurar mais competitividade ao setor, maior neutralidade tributária e, sobretudo, garantir transparência à sociedade.

Com isso, de acordo com a nota da instituição, fica faltando apenas a inclusão do etanol hidratado, não contemplado nesse pacote, de forma a garantir isonomia entre os produtos ofertados ao consumidor, resgatando, assim, o diferencial competitivo.

O Instituto Combustível Legal (ICL) também defende que é de grande importância incluir o etanol e produtos similares na monofasia, evitando aos que agem à margem da lei serem beneficiados pelo sistema anterior. Vale destacar, ainda, que a simplificação tributária é uma mudança que contribui também para o combate às irregularidades.

Saiba mais:

https://www.jota.info/coberturas-especiais/transicao-energetica/cobranca-monofasica-do-icms-nos-combustiveis-sai-do-papel-apos-soma-de-esforcos-02052023

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.