voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular

Instituto Combustível Legal (ICL) lança áreas especiais no site e aborda problemas graves, como adulteração de combustível por metanol e pirataria nos rios da Amazônia

Publicado em 30/11/2023 por Jean Souza

O Instituto Combustível Legal (ICL) lançou duas áreas temáticas especiais em seu site com o objetivo de chamar atenção para assuntos importantes que afetam o setor. Uma delas aborda um problema grave que vem preocupando as autoridades: a adulteração de combustível por metanol, substância altamente tóxica. A outra mostra como é a ação dos piratas dos rios na região amazônica, crime que afeta diretamente o abastecimento de combustível no Norte do país e o meio ambiente.

Os temas foram objeto de ações importantes do instituto nos últimos meses e as respectivas áreas reúnem material de pesquisa, com acesso a estatísticas, notícias e a informações divulgadas pelas autoridades.

Aumento de fraudes envolvendo metanol acende alerta

O metanol é um produto muito utilizado nas indústrias químicas como solvente, sendo também empregado na produção de biodiesel.

Nos últimos meses, as autoridades vêm identificando, em diversas partes do país, o aumento de casos de adulteração de combustível com metanol, um crime gravíssimo, tendo em vista que o produto é altamente tóxico, podendo provocar, se ingerido ou inalado, sérios problemas de saúde e até levar à morte.

Por possuir carga tributária menor que a do etanol, o metanol acaba sendo uma alternativa para os fraudadores que atuam no setor de combustível. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), instituição responsável pela fiscalização da importação do produto, está apertando o cerco para combater o desvio de finalidade do metanol. O objetivo é impedir a entrada para agentes que não são idôneos e empresas de fachada.

Confira a área especial sobre metanol

Pirataria dos rios

Os ataques de piratas a embarcações que transportam combustíveis e outros produtos, somados à ação de grupos organizados que traficam armas, drogas, minerais e madeira, são um problema gravíssimo para as autoridades, colocando vidas em risco e provocando, ainda, o desabastecimento de postos e termoelétricas movidas a diesel.

O ambiente especial aborda não só os problemas causados pela pirataria nos rios, mas também soluções para combater esse tipo de crime. Ao navegar pela área especial, é possível, por exemplo, fazer o download do manual de segurança para comboios fluviais desenvolvido pelo ICL.

Confira a área especial sobre Amazônia

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.