voltar

Notícias

Ações

Instituto Combustível Legal (ICL) amplia sua atuação e cria núcleo para combater irregularidades no setor de lubrificantes  

Publicado em 13/09/2023 por Jean Souza

O Instituto Combustível Legal (ICL) criou um núcleo específico para promover ações de combate ao mercado irregular de óleos lubrificantes. O núcleo tem como associadas as empresas Vibra, Ipiranga, Raízen, Mobil e Petronas.  

Atuando como instituto desde 2020, o ICL desenvolve, junto aos setores público e privado, ações de combate ao mercado irregular de combustíveis em todo o país, incluindo sonegação fiscal, fraudes operacionais (adulteração da qualidade e quantidade nas vendas de combustíveis), entre outros problemas.  

Combate à venda de lubrificantes falsos, ou fora de especificação 

No que diz respeito aos lubrificantes, o desafio do ICL inclui desenvolver ações contra as irregularidades e ilicitudes que afetam esse setor. Entre os principais problemas, estão a sonegação fiscal, o roubo de cargas; a produção de lubrificantes falsos por fábricas clandestinas; e a venda de produtos sem aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), incluindo óleos sem aditivação, ou fora de especificação.  

“A criação do Núcleo de Lubrificantes permitirá ao ICL abordar de forma abrangente as práticas ilícitas que afetam o setor de Energia do país”, afirma Emerson Kapaz, presidente do instituto.  

Para informar o mercado e os consumidores sobre as irregularidades envolvendo lubrificantes, o ICL lançará uma editoria especial no site institutocombustivellegal.org.br. Haverá, também, um link para facilitar a realização de denúncias, a exemplo do que já acontece nas fraudes relacionadas aos combustíveis.  

Atuação do instituto 

O ICL tem atuado na defesa de quatro iniciativas para construir um mercado de combustíveis mais ético e justo. São elas: realização de forças-tarefas de fiscalização, revisão das legislações estaduais, combate ao devedor contumaz e simplificação tributária. Entre as principais ações do instituto, estão a realização de workshops para forças policiais e de fiscalização, o apoio de inteligência a órgãos de combate ao mercado irregular e o suporte logístico para doação a instituições públicas de combustível apreendido em operações pelas autoridades. 

 Leia também: 

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.