ICL lança novo site, reforçando produção de conteúdo exclusivo sobre mercado de combustíveis e combate a crimes no setor
Publicado em 17/01/2023 por Jean SouzaO Instituto Combustível Legal (ICL) lançou um novo site, com recursos que facilitam ainda mais a navegação dos usuários que acessam os conteúdos pelo celular ou computador. A página apresenta reportagens e entrevistas exclusivas, vídeos, além da atualização de recursos importantes, como a seção Denuncie, criada para ajudar o consumidor a encontrar os órgãos competentes para denunciar crimes de adulteração de produtos, postos piratas, fraudes nas vendas, entre outros.
Conteúdo próprio e opinião
O acesso a matérias, reportagens especiais, entrevistas e artigos também foi atualizado, com um projeto gráfico que visa a melhorar a leitura e a experiência de navegação do usuário.
A partir de agora, a homepage do site conta uma nova área de opinião, e uma novidade para 2023 é a produção de artigos periódicos, assinados por nomes de influência e pelo novo CEO do instituto, Emerson Kapaz. Ainda na página principal, além de maior apelo à produção multimídia do instituto, o leitor vai ter acesso a uma seção dedicada às ações realizadas pelo ICL, bem como à agenda com os principais eventos do setor, ou correlacionados.
Ao acessar o site, é possível ver conteúdos das editorias Legislação, que traz diferentes assuntos voltados às leis que impactam o setor de combustíveis; Comércio irregular, com entrevistas e reportagens especiais sobre os principais crimes praticados no setor; e Entrevistas, incluindo a abordagem de temas exclusivos com agentes dos principais órgãos de fiscalização, especialistas do setor jurídico, entre outros.
De ferramenta de denúncia a serviços para os consumidores
Acompanhando as mudanças do novo site, a editoria Motor, criada para ajudar os usuários com assuntos do dia a dia ligados ao combustível, ganha ainda mais foco na questão do direito do consumidor, orientando quem vai abastecer com dicas importantes para não cair em golpes.
Além de alertar, o site do ICL permite a quem foi vítima de fraude buscar os seus diretos. Reformulada, a seção Denuncie é uma ferramenta importante para auxiliar o consumidor que identificou problemas ao encher o tanque, ou que tenha testemunhado algum ato ilícito envolvendo combustíveis. Desconfiou que o combustível está adulterado, ou que foi vítima de propaganda enganosa? Não quiseram emitir a nota fiscal no posto? Percebeu movimentação suspeita próximo a dutos de combustíveis? Acesse a ferramenta e siga o passo a passo para encontrar o órgão certo para a sua denúncia.
Em tempo real, ‘sonegômetro’ mostra tamanho do problema
A cada ano, o setor de combustíveis, um dos que mais arrecada no país, sofre perdas bilionárias com o mercado irregular. Conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas, o tamanho do rombo chega a R$14 bilhões anuais, incluindo apenas fraudes de sonegação e inadimplência.
Para ilustrar o tamanho do problema, e chamar a atenção da sociedade, o site do ICL possui um sonegômetro, contador que revela a perda diária no setor de combustíveis. Diferentes matérias publicadas na página destacam as propostas defendidas pelo instituto para sanar o problema, como a simplificação tributária e a caracterização do devedor contumaz.
Quer ficar por dentro desses e de outros conteúdos e conhecer mais sobre os seus direitos ao abastecer? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro dos principais assuntos sobre o combate ao mercado irregular no setor de combustíveis. Faça já sua inscrição!
Leia também:
Assista: Sinergia, cooperação e planejamento! Conheça os ingredientes para um mercado de combustíveis ético