voltar

Notícias

Ações Apoio

ICL assina acordo com Casa da Moeda do Brasil

Publicado em 22/08/2022 por Alessandra de Paula

O CEO do Instituto Combustível Legal (ICL), Guilherme Theophilo, e o presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Hugo Nogueira, estabeleceram, na última terça-feira (16), uma parceria entre as suas instituições por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

O ACT celebrado prevê cooperação conjunta entre a CMB e o ICL para o reforço no combate ao comércio irregular e sonegação no mercado nacional de combustíveis, tendo como referência o Programa Brasileiro de Rastreabilidade Fiscal – Rota Brasil.

Outra finalidade é a criação de um padrão nacional de controle de produção e de rastreabilidade de produtos, por meio da utilização de selos digitais e da integração com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Brasil. A iniciativa representa um passo importante para que o ICL possa contribuir com os órgãos de controle na identificação e redução de ilicitudes no mercado irregular de combustíveis no país.

Selo digital líquido para rastreabilidade do combustível

Antonio Rocha, diretor operacional do ICL, que também esteve presente durante a oficialização do acordo, explica como o programa deve funcionar na prática:

“A assinatura do acordo foi o primeiro passo para um programa de testes visando à validação de um selo digital líquido, ou seja, uma molécula acrescida aos combustíveis para melhorar a rastreabilidade dos produtos. O selo pode ser rastreado desde a produção até o posto de gasolina. Essa molécula é fabricada na Suíça e tem caraterísticas de insolubilidade, e se aquecida ou queimada, continua existindo. Isso permite, segundo a Casa da Moeda, um rastreamento mesmo em condições muito severas”, explicou Rocha.

De acordo com o diretor do ICL, em caso de êxito no período de testes, o selo digital líquido poderá será mais uma ferramenta para melhorar o controle do combustível fornecido ao mercado e, no caso da Receita Federal, melhorar o rastreamento da tributação.

Ainda segundo o diretor do ICL, que destaca a atuação do instituto no processo, a perspectiva é que ainda no segundo semestre os testes de validação do selo digital líquido sejam concluídos: “O papel do ICL é fazer a interface entre a Casa da Moeda e as companhias distribuidoras, além de acompanhar os testes de validação junto com a ANP”, completou.

Leia também:

Os principais motivos que fazem o mercado de combustíveis perder mais de R$ 14 bilhões a cada ano

Há quase cinco anos sem aprovação, PLS 284 pode evitar sonegações bilionárias no setor de combustíveis. Entenda!

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.