fbpx Gentileza, cuidado e atenção: especialista dá dicas para um trânsito mais saudável e seguro - Instituto Combustível Legal
Motor

Gentileza, cuidado e atenção: especialista dá dicas para um trânsito mais saudável e seguro

Publicado em 21/11/2022 por Pedro Medeiros

Não é incomum que os aborrecimentos do dia a dia façam com que acabemos por descontar nossa raiva durante a direção, o que pode se mostrar bastante perigoso. Seja na cidade ou na rodovia, o trânsito, por si só, sempre apresenta seus riscos. Todos os motoristas devem adotar práticas de direção defensiva para que cheguem ao seu destino com segurança e sem imprevistos. Por isso, trazemos aos leitores algumas dicas de quem entende o assunto para uma condução com o máximo de cuidado e conforto.

Em entrevista ao site do Instituto Combustível Legal (ICL), Murillo Pilotto, engenheiro de automóveis e especialista em direção defensiva, abordou pontos importantes para evitar acidentes. Segundo ele, que também é preparador de carros de competição, com vários títulos conquistados, são três os pilares básicos para uma direção segura.

“A via, seja ela na estrada ou na cidade, precisa estar em boas condições, bem sinalizada e iluminada. Esse é um papel que nem compete tanto ao condutor, mas ao Poder Público. O que compete ao condutor são os outros dois pontos: a manutenção correta do veículo, incluindo pneus, freios, faróis, limpadores, etc., garantindo ao motorista meios de evitar acidentes; e a preparação ao dirigir. Um motorista bem preparado tem muito menos chance de se envolver em problemas. Acredito que o principal elemento seja o total respeito às normas de trânsito”, afirmou.

Em relação à manutenção, um ponto de extrema importância é abastecer em postos de confiança, com combustível de qualidade, para que, assim, se evite desgastes precoces em componentes vitais do veículo, como a bomba de combustível, por exemplo, podendo acarretar em acidentes.

Assista: Confira os prejuízos do combustível adulterado em seu carro. Assista!

Atenção sempre

Pilotto lembra que dirigir, seja na cidade, ou na estrada, tem os seus desafios diferentes, mas que devem ser igualmente levados em conta. Em centros urbanos, o especialista destaca que os pontos de atenção são as motos passando entre os carros, os ônibus e os pedestres que atravessam fora da faixa. Sempre que ocorrer essas situações, ele aconselha ao motorista estar constantemente atento e com o pé no freio, pronto para salvar uma vida que surja repentinamente. Em cruzamentos, o especialista ressalta que vale sempre tomar cuidado com aqueles veículos que querem aproveitar os últimos segundos e acabam varando a via já como o sinal fechado.

Já nas estradas, o engenheiro ressalta que a experiência do motorista conta pontos a favor: “As velocidades limites são, em geral, bem maiores e, portanto, tudo acontece mais rápido. Lembre-se também que os caminhões demoram muito mais para parar com seu enorme peso. Mantenha sempre uma boa distância do carro da frente: além de, em caso de emergência, permitir que você pare, isso também ajuda bastante em caso de ultrapassagem, proporcionando uma melhor visão da estrada”.

Gentileza gera trânsito mais seguro

No trânsito, como na vida, de forma geral, a gentileza com o próximo é sempre algo que precisa ser praticado. Permitir a passagem de outro carro, facilitar o retorno à faixa de um motorista que fez uma ultrapassagem delicada, deixar que o pedestre atravesse em locais sem sinal são alguns exemplos de gentileza no trânsito. Nosso especialista chama atenção para algo de extrema relevância: “quando paramos, por exemplo, para que um senhor idoso atravesse, temos que considerar que outro veículo que venha ao seu lado possa não o ter percebido, acabando por atropelar essa pessoa que surgiu encoberta pelo seu carro. É importante reduzir e sinalizar o porquê da sua parada para os demais veículos”, lembrou.

Direção segura começa de dentro pra fora

Ao dirigir, é essencial que o veículo não vire um modo de extravasar sentimentos como raiva, ou frustração por algo que o tenha aborrecido. Dirigir é, por si só, um ato de extrema responsabilidade. Lembre-se que você está no comando de uma massa quase sempre superior a uma tonelada, que pode facilmente provocar severos danos em pessoas.

Sendo assim, devemos estar concentrados e calmos, principalmente longe de bebida alcoólica, ou medicação controlada. Problemas familiares, de trabalho, ou de qualquer outra ordem, devem ficar em casa. Se não for possível, vá de transporte público, ou chame um carro de aplicativo, pois acidentes de trânsito podem transformar eternamente a nossa vida. Programe-se, acima de qualquer coisa, para sempre guiar com segurança.

Leia também: