voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques

Emerson Kapaz, presidente do ICL, alerta para os riscos do uso de lubrificantes adulterados

Publicado em 16/02/2024 por Alessandra de Paula

Entre as fraudes que afetam os consumidores, e abalam o setor, está a venda de lubrificantes clonados, falsos, ou mesmo usados, o chamado “óleo velho”.

Em entrevista ao UOL, Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), ressaltou que as irregularidades envolvendo os lubrificantes prejudicam os consumidores e comprometem a segurança dos veículos, além colocarem o meio ambiente em risco.

“O consumidor é lesado porque os problemas gerados no veículo, apesar de não aparecerem a curto prazo, são muito grandes. É possível perder um motor por causa do óleo de má qualidade. Em um estudo feito pelo ICL, encontramos situações graves, como a venda de óleo queimado como novo, roubo de carga, misturas e fábricas clandestinas”, alertou

Carlo Faccio, diretor do instituto, também orienta os consumidores sobre os perigos de se utilizar um lubrificante de baixa qualidade:

“Desconfiem quando encontrarem produtos baratos demais. Se forem falsificados, podem provocar problemas no carro e, consequentemente, perigo para passageiros e pedestres”, completou.

Confira a reportagem completa da jornalista Paula Gama (conteúdo exclusivo para assinantes UOL)

Leia também:

 

 

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.