voltar

Notícias

Ações Apoio Destaques

Em parceria com Receita Federal, ICL apoia doação de combustível para universidade em Santa Catarina

Publicado em 19/01/2023 por Alessandra de Paula

Mais uma importante ação em prol da sociedade foi realizada com apoio do ICL! No dia 04 de janeiro, 15.011 litros de gasolina foram doados pela Receita Federal para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Santa Catarina.

O produto, fruto de apreensão pela Receita Federal, passou pelos devidos trâmites técnicos e processuais, em que foi dado o perdimento por contrabando e descaminho, possibilitando, assim, a doação, como explica Mark Tollemack, auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, município de Santa Catarina.

“Em fevereiro de 2022, a Receita Federal apreendeu um veículo que estava transportando gasolina argentina, introduzindo o produto de forma clandestina no Brasil, e ao sair de uma estrada vicinal, acabou tombando ao entrar na rodovia. Acionamos o Instituto Combustível Legal para nos ajudar no processo. Com os infratores responsabilizados, houve o perdimento e o combustível passou pelo processo de adequação, sendo finalmente doado”, detalhou o delegado.

Tollemack fez questão de ressaltar a ajuda fundamental do ICL por ocasião do tombamento do caminhão:

“Quando o caminhão tombou, havia um risco grande de explosão/incêndio, além da possibilidade de contaminação de um manancial por conta do vazamento de combustível. Rapidamente, acionamos o ICL e eles enviaram uma equipe de outro município para ajudar na contenção do produto, evitando que penetrasse no solo e na água. O instituto também contribuiu ajudando no armazenamento do produto até o final das investigações”, frisou.

Carlo Faccio, diretor do ICL, comentou sobre a participação do instituto no processo:

“Agimos desde o início, inclusive providenciando a análise da ANP, enviando remessa das amostras para Araucária, via Ipiranga (associada do ICL), estando presente em todas as etapas e negociações até a conclusão”, explicou.

Combustível legalizado volta para a sociedade

De acordo com Tollemack, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das instituições que mais atende pessoas carentes do país.

“Com essa doação, estamos ajudando os alunos e a comunidade da fronteira. Esse é o case mais emblemático da nossa parceria com o ICL, devido aos benefícios para a sociedade. Combatemos o crime, desarticulando uma grande quadrilha; minimizamos os danos ambientais; transformamos o combustível em produto regular; e fizemos a doação para a área de educação, atendendo as pessoas mais carentes”, ressaltou o delegado.

Reitor da UFFS destaca importância da doação

Para Marcelo Recktenvald, reitor da UFFS, a relação com a Receita Federal e o apoio do ICL têm sido muito importantes, pois demonstram a solidariedade de diferentes instituições para assegurar, com economicidade, soluções para a comunidade acadêmica.

“O combustível recebido, além de reduzir custos operacionais da UFFS, está sendo utilizado em um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Realeza/PR, cidade onde temos um campus, especialmente para ações vinculadas às secretarias de saúde e educação para viabilizar um projeto de mobilidade estudantil [disponibilização de transporte público gratuito aestudantes, asfaltamento da avenida de acesso ao campus, além de execução de calçadas e ciclovia]”, explicou.

E para o sucesso da ação ser ainda mais completo, o caminhão tombado foi consertado e doado para o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, e será utilizado para treinamento e resgate da corporação em eventos perigosos envolvendo veículos que transportam combustíveis.

Investigação da Receita Federal gera nova apreensão de combustível

Segundo Tollemack, graças a essa apreensão, os agentes passaram os dados da quadrilha para outras unidades da Receita Federal e foi possível apreender mais 75 mil litros de diesel em uma região próxima.

“Com a ajuda do ICL, conseguimos armazenar esse produto em Cascavel, no Paraná, e está sendo feito o processo de perdimento. Como é uma quantidade maior de combustível, a ideia é fazer a doação para diversos órgãos”, revelou.

Leia também

Gostou dessa notícia? Compartilhe!