voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques Metanol Na mídia Na mídia – destaque Operações

Em entrevista à TV Globo, presidente do ICL comenta fechamento de posto que escondia 5 mil litros de metanol em Campinas

Publicado em 19/07/2023 por Jean Souza

O presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), Emerson Kapaz, deu uma entrevista à EP-TV, emissora filiada à Rede Globo em Campinas (SP), para comentar o fechamento de um posto no município após a fiscalização encontrar 5 mil litros de metanol em um tanque clandestino. A substância é altamente tóxica, com venda proibida, e usada por criminosos para adulterar combustíveis. A exposição humana ao metanol pode causar intoxicação aguda, e até mesmo a morte.

A reportagem destaca que, de acordo com Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o número de postos de combustíveis interditados em Campinas dobrou este ano. A fiscalização faz parte da Operação Fogo na Bomba, da Polícia Civil, em parceria com diversos órgãos de fiscalização. O gerente e duas funcionárias foram levados para a delegacia.

Alerta para recentes casos de adulteração com metanol no país

Recentemente, diversos postos foram flagrados pelas forças de fiscalização adulterando combustível com metanol. Em alguns estabelecimentos, a adulteração criminosa é tão alta que chega a mais de 80% de metanol na mistura, uma ameaça real a consumidores e funcionários dos postos. Até o momento da publicação dessa matéria, as autoridades autuaram mais de 20 postos, em diversas regiões do país, identificados com presença de metanol no combustível.

Atenção: confira os locais onde postos já foram flagrados vendendo combustível com metanol

Presidente do ICL destaca problema das bombas fraudadas

Se não bastasse a adulteração de combustíveis, incluindo atualmente a adição perigosa de metanol, o consumidor pode se deparar com outros tipos de golpes ao abastecer. De acordo com Emerson Kapaz, um dos problemas encontrados nos postos é a fraude com chip na bomba, que, na maior parte das vezes, o consumidor não consegue identificar ao encher o tanque.

“A bomba marca 40 litros, mas entram somente 32, 35 no tanque. Com a nota fiscal em mãos, é possível fazer sua denúncia. Percebendo o problema, mesmo que depois, no site do Instituto Combustível Legal existe a possibilidade de o cidadão encontrar com facilidade o órgão competente e fazer sua denúncia junto a agentes fiscalizadores, como a ANP e outros órgãos, incluindo os de defesa do consumidor ou Ministério Público”, explicou o presidente do ICL.

Faça valer seus direitos: Saiba aqui como denunciar

Segundo ele, “se o motor começar a falhar e o rendimento do veículo foi alterado, com certeza aquele combustível está adulterado”. Kapaz afirmou, ainda, que “é preciso tomar muito cuidado com postos clones, aqueles que tentam imitar marcas fortes e com respeitabilidade”.

Confira a reportagem: https://globoplay.globo.com/v/11792554/

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.