voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular Destaque Video Eventos

Durante XVIII Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Sudeste, diretor do Instituto Combustível Legal fala sobre combate a irregularidades no setor

Publicado em 04/12/2024 por Jean Souza

Carlo Faccio, diretor executivo do Instituto Combustível Legal (ICL), participou no dia 28 de novembro do XVIII Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Sudeste. Sediado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, em Itaipava, distrito de Petrópolis.

Com apoio do ICL, o evento, promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (Sindestado), contou, também, com o suporte dos demais sindicatos do setor da região Sudeste e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

O evento da região Sudeste fecha o ciclo de palestras e de encontros da revenda que ocorreram este ano. “Foi uma jornada bem complexa este ano. Em cada evento, nos deparamos com novas oportunidades de demonstrar as irregularidades de mercado e, ao mesmo tempo, propor soluções. Então, acho que nada melhor do que fechar o evento no lugar que é o mais problemático [Estado do Rio] e que necessita de soluções imediatas para colaborar com o erário e com a sociedade”, avaliou Faccio.

Integração para combate às irregularidades

Segundo ele, o setor está disposto a combater as irregularidades de forma integrada. “Muita coisa também foi conquistada durante esse processo, entre eles o próprio conceito de solidariedade tributária”, disse, referindo-se ao mecanismo legal que transfere para um elo seguinte da cadeia a responsabilidade pelo pagamento de um tributo não pago no elo anterior. Nesse sentido, o diretor do ICL considera que o Estado do Rio de Janeiro é “o mais complexo” para lidar com o tema.

“Fechamos o ano com chave de ouro e conseguimos entregar uma proposta de valor que atende não só o aspecto da revenda, mas também os elos que representam toda a cadeia. E, principalmente, conseguimos atender o empresário que paga impostos e que quer continuar fazendo a coisa certa. Acho que esse aqui foi um grito de final de ano para continuar fazendo a coisa certa e o Rio de Janeiro foi coroado”, completou.

Faccio enfatizou que o ICL, que completou quatro anos de atuação em 2024, tem se consolidado como uma entidade agregadora, unindo forças em prol de um mercado pautado pela legalidade nos setores de combustíveis e óleos lubrificantes.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.