voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques Metanol Operações

Deflagrada Operação Boyle contra distribuição de metanol, substância altamente tóxica utilizada para adulterar combustíveis

Publicado em 14/02/2024 por Jean Souza

A Receita Federal, a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco-SP) deflagraram no dia 8 de fevereiro a Operação Boyle, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de ter importado, produzido e distribuído irregularmente álcool metílico (metanol), cuja principal destinação seria adulteração de combustíveis.

A legislação brasileira impede o uso do metanol como combustível, sendo permitida sua utilização como matéria-prima para a sintetização de produtos químicos geralmente usados na produção de adesivos, solventes, pisos e revestimentos.

Alto risco à saúde

A adulteração de combustíveis pela adição de metanol é uma fraude extremamanete prejudicial à saúde e danosa aos motores dos veículos. Em alguns casos, pode levar à morte.

As investigações foram iniciadas em maio de 2023, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um caminhão tanque carregado de metanol sem nenhuma documentação fiscal acompanhando a carga. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) periciou o material e confirmou os indícios do crime.

Foram identificados dois grandes núcleos beneficiários da adulteração dos combustíveis, cujos dirigentes das empresas envolvidas não dispõem de capacidade financeira compatível com os valores transacionados. As autoridades investigam diversos crimes e ilicitudes, tais como: lavagem de dinheiro, descaminho, crimes contra a economia popular e adulteração de combustíveis.

Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Capital, que estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo, Santo André, Poá, Arujá e Bertioga.

Participam da operação oito auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, 66 policiais federais e três promotores do Gaeco.

Saiba mais em:

https://www.mpsp.mp.br/w/deflagrada-operacao-contra-grupo-que-distribuia-substancia-para-adulterar-combustiveis

https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/insumo/pf-investiga-grupo-por-que-desviava-metanol-para-adulterar-combustivel-em-sp-090224

Veja também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.