voltar

Notícias

Ações Apoio Destaques

Com apoio do ICL, PM do Rio e DER recebem cerca de um milhão e 300 mil litros de combustível

Publicado em 26/12/2023 por Alessandra de Paula

Em uma ação significativa no combate à sonegação fiscal, a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER) receberam, com apoio do Instituto Combustível Legal (ICL), um reforço substancial para suas operações. As corporações foram beneficiadas com a doação de 1.294.600 de litros de combustível, produto apreendido em recentes operações conduzidas pela Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ).

A cerimônia de entrega simbólica do combustível foi realizada na quarta-feira (20), no Quartel General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com a presença de representantes da Segurança Pública e da Secretaria da Fazenda, bem como integrantes das empresas associadas ao ICL. Emerson Kapaz, presidente do instituto, ressaltou a importância da iniciativa:

“Um dos objetivos mais importantes do ICL é ajudar as autoridades públicas a cumprir seu dever no combate à ilegalidade, sonegação e fraudes operacionais. O combustível ficou acautelado em nossos associados ao longo de quase dois anos, até que a Secretaria de Fazenda autorizasse a devolução desse produto para o governo, por meio da Lei do Perdimento. Foi um investimento feito pelas associadas, guardando o produto, e temos uma satisfação muito grande em ver isso concluído. Acabou se transformando em um benefício para a sociedade”, ressaltou.

Doação vai gerar economia para a PM e DER

De acordo com o Coronel Renato de Souza Neto, subsecretário de gestão administrativa da PM-RJ, a frota da corporação, que atualmente conta com 3.000 viaturas, consome mensalmente cerca de 1.600.000 litros de combustíveis. “Isso gera para gente uma despesa mensal de R$ 8 milhões. Certamente, essa doação vai nos ajudar a atenuar essa despesa, para que possamos fechar o ano com as contas no azul”, destacou. O combustível doado, em valores atuais, custaria cerca de R$ 6 milhões.

Gladstone Santana, vice-presidente do DER, agradeceu pela iniciativa: “Essa doação vai gerar uma economia gigantesca para os cofres do DER. Temos uma malha de cerca de cinco mil km de rodovias pavimentadas, e a gente roda muito para fiscalizar e verificar problemas. Temos carros que necessitam desse combustível, temos um custo alto com o abastecimento”, explicou.

A expectativa é que essa doação não apenas ajude na manutenção das operações diárias da Polícia Militar e DER, mas também sirva de exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode resultar em benefícios significativos para a sociedade.

Cinco milhões de litros de combustível ainda podem ser disponibilizados à sociedade

Carlo Faccio, diretor do ICL, lembrou que esse foi o segundo evento de doação realizado este ano. No primeiro, em maio, foram destinados 300 mil litros de combustíveis para a PM do Rio. De acordo com o diretor, ainda existem cinco milhões de litros de combustíveis que estão acautelados e é preciso a celeridade necessária para destiná-los aos órgãos que vão fazer a fiscalização:

“Isso só demonstra a integração que está sendo feita entre o ICL, a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro e ANP, que tem um papel crucial nesse processo, fazendo um trabalho de identificação se o produto está conforme e se pode ser reaproveitado, ou mesmo incinerado. Esse trabalho mostra a importância da troca de informações, inteligência e comprometimento das autoridades públicas. Claro que essa integração se traduz também com a participação das associadas, para guarda do produto e entrega em conformidade para os órgãos públicos”, frisou o diretor do ICL.

Confira a repercussão do evento de doação de combustível na imprensa:

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.