voltar

Notícias

Motor

Vazamentos no veículo: como identificar a origem e manter-se em segurança?

Publicado em 22/03/2019 por Redação

Vazamento de combustível, ou de qualquer outro fluido, é um problema que muitos motoristas já enfrentaram e que preocupa por vários motivos. Além de potencialmente deixar o proprietário a pé, ou causar-lhe algum tipo de prejuízo, essa situação pode colocar em risco a segurança do veículo, já que, dependendo do local do vazamento, há a possibilidade de ocorrer sérios danos em alguns de seus componentes. Diante disso, todos devem ter atenção redobrada com esse problema.

Um grande aliado para descobrir eventuais vazamentos é o chão do local onde você estaciona. Desde que seja mantido limpo, é possível identificar que tipo de fluido está vazando: se é gasolina, óleo lubrificante, ou algo proveniente do sistema de arrefecimento, por exemplo. O odor também é um aliado importante.

“Nem todo vazamento é identificável apenas pelas manchas”, explica o coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Raízen, José Roberto Manhães. “O cuidado do motorista começa justamente na atenção aos detalhes e aos sinais menos visíveis. Pode ser um odor característico, aumento no consumo do combustível, ou a direção mais dura (no caso de óleo da direção)”, pontua o especialista.

Sendo assim, toda a atenção é importante para identificar a origem do problema. Confira as dicas a seguir para detectar possíveis vazamentos em seu veículo.

Principais causas de vazamento de combustível

  • Filtro de combustível mal conectado, ou defeituoso. Nesse caso, recomenda-se respeitar o prazo de troca dessa peça, que geralmente está informado no manual do veículo. A qualidade do combustível utilizado também influencia na validade desse importante item;
  • Atenção às mangueiras, que podem estar danificadas, ou ressecadas;
  • Problemas nos retentores dos bicos injetores. 

> Como identificar esse vazamento: pelo cheiro de combustível e presença de líquidos nos locais em que estacionar, além, é claro, do consumo, que tende a aumentar.

Principais causas de vazamento de óleo lubrificante

  • Problema no sistema de direção hidráulica;
  • Caixa de marchas avariada;
  • Filtro de óleo mal rosqueado;
  • Borracha de vedação da tampa de óleo ressecada.

> Como identificar esse vazamento: pela cor do produto no chão. Óleo do motor varia do âmbar ao marrom, ou preto, enquanto o de transmissão é amarelo e viscoso. Geralmente, aparecem manchas no chão, na altura do motor, que também pode apresentar excesso de óleo em seu bloco, formando uma espécie de “lama”.

Principais causas de vazamento do fluido de freio

  • Rompimento, ou má conexão, nos tubos flexíveis;
  • Dano aos retentores de fluído;
  • Fissuras nas tubulações metálicas.

> Como identificar esse vazamento: o fluido de freio varia de transparente a marrom, mas o seu líquido é mais escorregadio do que o óleo de motor. Extremamente agressivo, o produto pode deteriorar áreas metálicas e borrachas.

E lembre-se, seja combustível, ou outro tipo de fluido, a qualquer sinal de mancha no chão, busque ajuda técnica para não colocar em risco você e o seu veículo.

 

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.