fbpx Vai viajar neste carnaval? Então anote as dicas do ICL para pegar a estrada com mais segurança - Instituto Combustível Legal
Motor

Vai viajar neste carnaval? Então anote as dicas do ICL para pegar a estrada com mais segurança

Publicado em 25/02/2022 por Andre Lunes

Chegou uma das épocas mais aguardadas pelos brasileiros: o carnaval, ainda mais após um longo período de quarentena e restrições devido à pandemia. Nem tudo voltou ao que era antes, mas as pessoas estão buscando a normalidade dentro do que é permitido e recomendado pelos órgãos públicos de saúde. E seguindo o ritmo da folia, o Instituto Combustível Legal separou algumas dicas bem legais para quem vai pegar estrada e curtir a festa longe das grandes capitais.

Antes de tudo, lembre-se de nunca beber e dirigir. A sua vida e a de outras pessoas devem vir sempre em primeiro lugar. Confira as dicas a seguir!

1) Defina com antecedência a melhor rota: feriadão é sinônimo de estradas cheias, e aqui a dica também se refere aos aplicativos que traçam rotas, como o Waze e o Google Maps. Organize-se com antecedência e veja os melhores horários e rotas antes de sair de casa.

2) Vai abastecer? Procure sempre postos de confiança. Existem diversos tipos de adulteração de combustíveis e buscar encher o tanque em um local de procedência é a melhor forma de não ter dor de cabeça, ainda mais na estrada. Sendo assim, fuja de promoções mirabolantes e busque sempre combustíveis de qualidade.

3) Atenção à calibragem dos pneus: extremamente útil, mas muitas vezes ignorado pelos motoristas, o manual do veículo é seu melhor amigo na hora de saber a calibragem ideal dos pneus. Além da segurança, a calibragem correta otimiza o gasto de combustível na estrada.

4) Não exagere no peso: nas viagens em família, ainda mais em feriados mais longos, muitos motoristas caem no erro de sobrecarregar o veículo. É importante levar apenas o essencial, já que o excesso só compromete o consumo na estrada, como também coloca em risco a segurança dos ocupantes. Respeite o limite de peso indicado no manual.

5) Alinhamento e balanceamento em dia: o alinhamento e o balanceamento do veículo fazem toda a diferença na estrada. Além dos sintomas que indicam a necessidade desses ajustes – como a direção puxando para um lado, ou vibrações excessivas em determinadas velocidades –, o manual do veículo traz a frequência mais indicada para repetir esse procedimento, que geralmente varia de 5 a 10 mil quilômetros.

6) Verifique o óleo: não transite com o seu veículo, muito menos pegue estrada, se o nível do óleo estiver baixo. É o lubrificante do motor que garante a perfeita lubrificação entre as peças, provendo a correta troca de calor de seus componentes internos. A especificação do lubrificante certo para o seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário.

7) Luzes de segurança e freios: verifique todas as lâmpadas e os faróis. Certifique-se de que tudo está funcionando perfeitamente. Peça ajuda para fazer esta revisão, que não demora mais de dois minutos e é de extrema segurança para você e outros motoristas. Somado a isso, observe também o desgaste dos discos de freios e pastilhas. Outro ponto importante é monitorar se não há vazamento do fluido de freio. Recomenda-se fazer a troca desse óleo a cada 24 meses, ou revisá-lo a cada 10 mil quilômetros.

Agora que está tudo certo, basta aproveitar o feriado e curtir os dias de Carnaval Legal com mais tranquilidade e segurança! E sempre é bom lembrar: nunca misture direção e bebida!

Leita também: