No Estado do Rio, mais um posto é flagrado vendendo combustível adulterado com metanol. Casos se repetem em outros municípios fluminenses e no interior de São Paulo
Publicado em 05/07/2023 por RedaçãoMais um posto é flagrado vendendo combustível adulterado com metanol. Dessa vez, foi em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditaram, na segunda-feira (3), um posto por adicionar 61% de metanol ao etanol combustível, conforme prevê a legislação em casos como esse. É preciso lembrar que o metanol é uma substância altamente tóxica, podendo causar sérios danos à saúde, inclusive a morte.
Recentemente, no mesmo município, a ANP interditou as bombas de combustível de um posto no bairro Barreto poradição ilegal de metanol no etanol hidratado.
ANP interdita outros postos com metanol no Rio e em São Paulo
Em junho, a ANP interditou, na região metropolitana do Rio de Janeiro, postos nos bairros de São Cristóvão, Taquara,Jacarepaguá e Belford Roxo, após a constatação que os estabelecimentos comercializavam etanol hidratado com presença significativa de metanol.
Após análise laboratorial de amostras coletadas, constatou-se a presença de metanol em concentrações que chegavam a 81,2%, levando à interdição dos postos.
Saiba mais: https://diariodorio.com/tres-postos-de-combustivel-do-rio-sao-interditados-por-vender-etanol-adulterado/
Em São Paulo, ainda no mês de junho, a Polícia Civil foi acionada e lacrou um posto no município paulista de Piracicaba, após fiscais da ANP constatarem que o combustível à venda estava ou adulterado com metanol, ou com concentração de etanol na gasolina acima do limite imposto pela legislação.
Desconfiou? Denuncie
Caso tenha sido enganado na hora de abastecer, saiba que é o seu direito reclamar. E isso pode ser feito por meio de denúncia aos órgãos competentes. Pensando em ajudar o consumidor, o Instituto Combustível Legal disponibiliza uma ferramenta chamada Denuncie, que facilita encontrar na sua região o órgão competente para a denúncia que deseja realizar. Acesse e escolha o tipo de irregularidade que foi vítima, ou presenciou, e faça valer os seus direitos. Você, consumidor, pode contribuir para um mercado mais justo e honesto para todos.
Leia também: