voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques Metanol Operações

No Estado do Rio, mais um posto é flagrado vendendo combustível adulterado com metanol. Casos se repetem em outros municípios fluminenses e no interior de São Paulo

Publicado em 05/07/2023 por Redação

Mais um posto é flagrado vendendo combustível adulterado com metanol. Dessa vez, foi em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditaram, na segunda-feira (3), um posto por adicionar 61% de metanol ao etanol combustível, conforme prevê a legislação em casos como esse. É preciso lembrar que o metanol é uma substância altamente tóxica, podendo causar sérios danos à saúde, inclusive a morte.

Recentemente, no mesmo município, a ANP interditou as bombas de combustível de um posto no bairro Barreto poradição ilegal de metanol no etanol hidratado.

ANP interdita outros postos com metanol no Rio e em São Paulo

Em junho, a ANP interditou, na região metropolitana do Rio de Janeiro, postos nos bairros de São Cristóvão, Taquara,Jacarepaguá e Belford Roxo, após a constatação que os estabelecimentos comercializavam etanol hidratado com presença significativa de metanol.

Após análise laboratorial de amostras coletadas, constatou-se a presença de metanol em concentrações que chegavam a 81,2%, levando à interdição dos postos.

Saiba mais: https://diariodorio.com/tres-postos-de-combustivel-do-rio-sao-interditados-por-vender-etanol-adulterado/

Em São Paulo, ainda no mês de junho, a Polícia Civil foi acionada e lacrou um posto no município paulista de Piracicaba, após fiscais da ANP constatarem que o combustível à venda estava ou adulterado com metanol, ou com concentração de etanol na gasolina acima do limite imposto pela legislação.

Saiba mais: https://portalcbncampinas.com.br/2023/06/posto-de-combustiveis-e-lacrado-por-mistura-irregular-em-piracicaba/

Desconfiou? Denuncie

Caso tenha sido enganado na hora de abastecer, saiba que é o seu direito reclamar. E isso pode ser feito por meio de denúncia aos órgãos competentes. Pensando em ajudar o consumidor, o Instituto Combustível Legal disponibiliza uma ferramenta chamada Denuncie, que facilita encontrar na sua região o órgão competente para a denúncia que deseja realizar. Acesse e escolha o tipo de irregularidade que foi vítima, ou presenciou, e faça valer os seus direitos. Você, consumidor, pode contribuir para um mercado mais justo e honesto para todos.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.