voltar

Notícias

Motor

Luz no painel acesa? Confira os principais indicadores que podem mostrar problemas em seu veículo

Publicado em 12/11/2021 por Marcellus Leitão

O carro, como toda máquina, tem que rodar “nos trinques”. Tem que estar tudo em ordem e qualquer mau funcionamento vai ser denunciado no painel. Note bem que para seu possante andar direito, você tem que usar um combustível de qualidade, preferencialmente de um posto de confiança. Esse combustível vai fazer com que o motor renda dentro das especificações de engenharia, com economia e baixa emissão de poluentes.

Então, preste atenção aos detalhes, principalmente aos ícones do painel que te mostrarão quando o carro está apresentando mau funcionamento. Esses ícones de instrumentos são chamados, tecnicamente, de luzes-espia. São aquelas luzes, de várias cores, que acendem no momento de girar a chave de contato e que devem se apagar, caso não haja problema, no momento em que o motor começa a girar (lembrando que a luz do freio de mão não entra nesse leque).

À sua frente, aparecem, por exemplo, a luzes do freio ABS; do alternador; da injeção eletrônica; de portas abertas (se assim estiverem); de alerta de freio de mão puxado, que também pode indicar baixa quantidade de fluido de freio; entre outras. Ou seja, são várias indicações e é preciso estar atento. Mas fique tranquilo, pois no final do artigo, há um quadro com as principais luzes e suas indicações.

Atenção aos marcadores de combustível

No caso do combustível, se por acaso alguma coisa estiver errada, algumas luzes vão mostrar isso. Uma delas, evidentemente, é referente ao tanque com nível baixo. Ela fica próxima ao marcador de combustível e mostra que o carro está na reserva. Quando ela acende, é preciso ficar alerta, pois essa situação, além de aumentar as chances de te deixar a pé (Deu a temida pane seca? Saiba o que fazer) devido à falta de combustível, pode ser complicada a logo prazo e eu explico o porquê.

Andar frequentemente com o carro com pouca gasolina, ou etanol, pode fazer com que resíduos localizados no fundo do tanque provoquem o entupimento dos bicos injetores e, consequente, mau funcionamento. Essa luz-espia do nível de combustível exibe, no indicador, uma outra bomba de posto, ou uma luz redonda, amarela, alertando que o carro está a ponto de sofrer uma pane seca.

A temida luz da injeção eletrônica

Outra luz que pode acender caso haja mau funcionamento do veículo é a da injeção eletrônica. Aí, já é um problema mais grave. Você deve procurar imediatamente um mecânico para verificar a injeção, que pode falhar por vários motivos elétricos, mas também por conta de combustíveis adulterados. Então, fique ligado. No vídeo abaixo, eu demonstro os problemas que podem ser causados no veículo devido ao uso de combustível de má qualidade.

Note que o motor do seu carro é o coração dele, portanto, todas as funções dependem do seu funcionamento e uma falha vai ter implicações também na geração de energia elétrica e na atuação dos freios, que são auxiliados pela pressão negativa que vem do motor.

Apesar de termos luzes-espia padrão, incluindo injeção, pressão do óleo, freios, nível de combustível, cada modelo de veículo pode ter seu próprio arsenal de indicadores. Os carros mais modernos, por exemplo, têm mais eletrônica. Sendo assim, você deve prestar atenção ao que está sendo mostrado no painel. Lembre-se sempre de que é muito importante consultar o manual do proprietário e verificar como é o seu carro antes de andar nele, ou quando algo anormal acontece. Abaixo, segue um quadro com as principais luzes do painel. De agora em diante, não tem desculpa para não agir quando algo de estranho acontecer com o seu veículo.

Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis, já tendo atuando em importantes veículos de imprensa.

Leita também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.