Instituto Combustível Legal participa de encontro nacional de centrais do Disque-Denúncia e defende criação de canal para comunicar problemas com combustíveis e lubrificantes
Publicado em 04/12/2024 por Alessandra de PaulaNo dia 26 de novembro, foi realizado o 1º Encontro Nacional das Centrais Disque-Denúncia (ENDD 2024), no Rio de Janeiro, com o objetivo de trocar informações e discutir a criação do conselho nacional do programa. Carlo Faccio, diretor executivo do Instituto Combustível Legal (ICL), esteve presente no evento e destacou a necessidade de existir um canal no qual o consumidor e o revendedor de combustíveis e lubrificantes possam comunicar fatos relevantes observadores no dia a dia.
“Entendo que o encontro fortalece a integração entre os estados e o setor privado. O ICL esteve presente para demonstrar que os segmentos de combustíveis e lubrificantes são muito visados para quem comete crimes estruturados. O Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, esteve presente e fez referência a esse problema, apontando que o crime organizando está avançando também no setor de combustíveis e lubrificantes”, frisa o diretor.
Canal para denúncias envolvendo combustíveis e lubrificantes
De acordo com Faccio, no encontro surgiu inclusive a possibilidade de estabelecer uma parceria para criação de um canal específico de denúncias envolvendo combustíveis e lubrificantes.
“Diante da motivação promovida pelo consumidor, seria possível fazer um trabalho de curadoria e depois identificar a irregularidade cometida. Nada melhor que a população trazendo os ilícitos para que o órgão público de fiscalização possa atuar”, completa.
Leia também: