voltar

Notícias

Ações Apoio Legislação

Instituto Combustível Legal apoia posicionamento do IBP que defende simplificação tributária para reduzir sonegação no mercado de combustíveis

Publicado em 23/02/2022 por Alessandra de Paula

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) defende a implantação da monofasia do ICMS incidente uma única vez no produtor/importador, com alíquotas específicas uniformes no país por tipo de produto (combustíveis derivados do petróleo e biocombustíveis), como previsto na Constituição Federal, alterando e aperfeiçoando o atual regime de substituição tributária.

Atualmente, cada estado possui uma base de cálculo e alíquotas (em percentual) próprias para cada combustível, o que gera grande complexidade na apuração e recolhimento do tributo. Esta complexidade abre espaço para práticas não ortodoxas no recolhimento de tributos, facilitando irregularidades durante o processo de comercialização de combustíveis e onera demasiadamente todo o processo tributário. Isso se traduz em perdas irreparáveis para a sociedade.

Ademais, o histórico mostra que as discrepâncias de alíquotas entre os estados têm estimulado o aumento da sonegação, gerando distorções concorrenciais e inibindo novos investimentos.

O Instituto Combustível Legal (ICL) apoia o posicionamento do IBP a respeito da simplificação tributária como alternativa para redução de sonegação no setor de combustíveis.

Confira o posicionamento completo do IBP:

https://www.ibp.org.br/noticias/posicionamento-do-ibp-sobre-a-inclusao-da-monofasia-do-icms-no-plp-11-20/

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.