voltar

Notícias

Ações Eventos

ICL participa do II Seminário Procon-RJ Combustíveis

Publicado em 02/05/2022 por Alessandra de Paula

O Instituto Combustível Legal (ICL) esteve presente no II Seminário Procon-RJ Combustíveis – Precificação, Qualidade e Fiscalização, realizado na terça-feira (26). Carlo Faccio, diretor do ICL, representou a instituição no evento, que contou também com servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado (TJ-RJ e MP-RJ), dos Procons, da ANP, do CADE, da SEFAZ, além de auditores fiscais e agentes do segmento de fiscalização dos combustíveis.

Desafios do mercado de combustíveis

Em sua participação no evento, Carlo Faccio traçou um breve panorama dos desafios que o mercado enfrenta e do que está sendo feito para combater os problemas:

“O ICL apoia o desenvolvimento de mecanismos para identificar postos de confiança, com revendedores honestos, auxiliando os consumidores. Fato é que o consumidor fica confuso quanto à garantia de qualidade e quantidade na sua jornada de consumo, principalmente nas fraudes volumétricas, pois falta conhecimento sobre a quantidade de litros que cabem no seu tanque de combustível. A nova bomba desenvolvida pelo Inmetro, chamada de bomba segura, será a mais antifraude do mundo, referência para os demais mercados”, frisou.

Cássio Coelho, que deixa a presidência do Procon-RJ para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Energia do Estado, ressaltou que foi possível bater recordes de fiscalização e agradeceu ao apoio do ICL:

“O que se quer é a harmonia entre o consumidor, o fornecedor e o agente fiscalizador. Agradeço à Ipiranga, que forneceu apoio técnico, abriu o seu laboratório de análises de combustíveis e proporcionou material à fiscalização, além da participação do Instituto Combustível Legal”, destacou.

Confira no vídeo o seminário completo:

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.