voltar

Notícias

Ações Comércio Irregular Destaques Na mídia – destaque Sala de Imprensa

Em live, Emerson Kapaz, presidente do ICL, alerta consumidores: ‘ao abastecer, fique atento aos preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro’

Publicado em 11/03/2024 por Alessandra de Paula

Em entrevista ao canal Nortear Energy, no YouTube, Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), apontou os graves problemas que o setor enfrenta, como sonegação de tributos e adulteração de combustíveis:

“É assustador o que tem sido feito para burlar a lei. A culpa inicial desse processo todo é da carga tributária. Esse manicômio tributário favorece qualquer brecha que alguém tenha para infringir a lei. No caso dos combustíveis, são de 35% a 40% de tributação. Se conseguem se ‘livrar’ disso, imagina a diferença competitiva. Isso foi se estendendo. Organizações criminosas têm hoje redes de postos. É uma luta muito difícil”, destacou Kapaz.

Por outro lado, o presidente do ICL lembrou que o mercado teve uma vitória importante em 2023 ao ser aprovada a monofasia para a gasolina e o diesel. “Isso virou o jogo, porque havia uma sonegação de R$ 14 bilhões por ano [somente no setor de combustíveis]. Faltou incluir o etanol, que hoje tem muitos problemas de sonegação e adulteração”, ressaltou.

Kapaz ainda deu importantes dicas para os consumidores na hora de abastecer os veículos: “Fique atento aos preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro!”, alertou.

Veja a entrevista completa:

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.