Em live, Emerson Kapaz, presidente do ICL, alerta consumidores: ‘ao abastecer, fique atento aos preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro’
Publicado em 11/03/2024 por Alessandra de PaulaEm entrevista ao canal Nortear Energy, no YouTube, Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), apontou os graves problemas que o setor enfrenta, como sonegação de tributos e adulteração de combustíveis:
“É assustador o que tem sido feito para burlar a lei. A culpa inicial desse processo todo é da carga tributária. Esse manicômio tributário favorece qualquer brecha que alguém tenha para infringir a lei. No caso dos combustíveis, são de 35% a 40% de tributação. Se conseguem se ‘livrar’ disso, imagina a diferença competitiva. Isso foi se estendendo. Organizações criminosas têm hoje redes de postos. É uma luta muito difícil”, destacou Kapaz.
Por outro lado, o presidente do ICL lembrou que o mercado teve uma vitória importante em 2023 ao ser aprovada a monofasia para a gasolina e o diesel. “Isso virou o jogo, porque havia uma sonegação de R$ 14 bilhões por ano [somente no setor de combustíveis]. Faltou incluir o etanol, que hoje tem muitos problemas de sonegação e adulteração”, ressaltou.
Kapaz ainda deu importantes dicas para os consumidores na hora de abastecer os veículos: “Fique atento aos preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro!”, alertou.
Veja a entrevista completa:
Leia também: