Distribuidoras desonestas driblam a lei e oferecem aos clientes diesel sem a mistura obrigatória de biodiesel
Publicado em 14/02/2025 por Alessandra de Paula
O aumento das fraudes na adição do biodiesel no diesel tem preocupado o mercado honesto e afetando o consumidor final, exposto a produtos de qualidade duvidosa. O tamanho do problema ficou evidente após o vazamento de um áudio, no qual a executiva de uma distribuidora explica e justifica para um possível cliente as irregularidades: “Meu diesel é puro, eu não misturo ‘bio’ nele. Até por isso, o preço dele é mais atrativo”, diz – sem meias palavras.
O caso parece confirmar, de vez, uma suspeita que incomoda o segmento há tempos: que fraudes no mandato de biodiesel estão se tornando prática corrente entre distribuidoras desonestas interessadas em aumentar seus ganhos.
Levantamento do Instituto Combustível Legal (ICL) já havia identificado que mais de um terço das amostras coletadas em postos de São Paulo e do Paraná continham menos biodiesel do que deveriam. O instituto estimou que, apenas nos últimos meses, cerca de 220 mil m³ de óleo diesel foram vendidos nesses estados com algum grau de desrespeito à mistura obrigatório.
Foto: Ricardo Botelho / MME
Leia também: